15/03/17 14h08

Instituições do Brasil e da França lançam chamada para intercâmbio científico

Agência CT&I

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), vão selecionar até 30 propostas que estimulem o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos e ou centros de pesquisas e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. O objetivo do edital é impulsionar a troca de conhecimentos e a capacitação de profissionais de alto nível nos dois países. Interessados têm até 23 de maio para enviar projetos.

Para participar do edital o proponente deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, com doutorado há, no mínimo, cinco anos, com competência reconhecida no setor e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas relacionadas ao projeto. O coordenador do projeto deve ter vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior e credenciamento em um programa de pós-graduação com curso de doutorado recomendado e reconhecido pela Capes. A equipe brasileira do projeto deverá ser composta de pelo menos quatro docentes doutores, incluindo o coordenador.

A proposta brasileira deve ser elaborada em português. Já a francesa seguirá as diretrizes estipuladas pelo Cofecub. Elas devem ser similares em cada um dos países, contendo plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos em ambos. A projeto ainda deve prever a mobilidade de docentes e discentes de ambas as equipes, demonstrando ênfase no fortalecimento da formação de pós-graduandos e interação de docentes vinculados à equipe de trabalho. É também necessário envolver ao menos uma instituição de ensino superior de cada país.

Os recursos da chamada custearão missões de trabalho, material de consumo e serviços de terceiros no valor limite de até R$ 140 mil em um período de até quatro anos. O pagamento dos recursos ocorrerá em quatro parcelas anuais de R$ 35 mil.