06/06/17 15h10

Inscrições abertas para oficinas do Peiex em quatro cidades

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está com inscrições abertas para Oficinas de Competitividade em Sorocaba (SP), Cascavel (PR), Maringá (PR) e Fortaleza (CE).

As capacitações são voltadas para empresas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) nas regiões. Em Sorocaba a capacitação acontece dia 13 de junho e terá como tema as “Operações e Logística Internacionais”. Serão abordadas questões relativas às operações internas de empresas que se voltam à atividade de exportação, bem como toda a cadeia logística (englobando transportes nacionais e internacionais) em um processo de exportação.

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (12/6). As outras oficinas terão como tema o “Plano de Negócios Internacionais”. As reuniões auxiliarão as empresas no processo de construção de seu planejamento estratégico, tanto para inserção em um novo mercado como para desenvolver um negócio internacional já relativamente estabelecido.

As oficinas de “Plano de Negócios Internacionais” serão realizadas nas cidades de Maringá, Cascavel e Fortaleza nos dias 20, 22 e 27 de junho, respectivamente. As inscrições podem ser feitas até a véspera de cada evento. Os encontros integram o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e visam aprimorar empresas que estão no início do processo de internacionalização e que têm interesse em exportar.

O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. As ações do PEIEX acontecem em locais onde há concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos. O PEIEX oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. A gestão do programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Existem hoje cerca de 1.200 municípios atendidos pelos núcleos.

Para participar do PEIEX o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo (veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos). A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

Serviço

SOROCABA Operações e Logística Internacionais Data: 13/6, com inscrições até 12/6 Local: Auditório da ESAMC Sorocaba – Rua da Penha, 1.181 – Centro – Sorocaba/SP Horário: de 8h30 às 17h30 MARINGÁ Plano de Negócios Internacionais Data: 20/6, com inscrições até 19/6 Local: Núcleo Operacional do Peiex de Maringá – Av. Rebouças, 140 – Zona 10 – Maringá/PR Horário: de 8h30 às 17h30

CASCAVEL Plano de Negócios Internacionais Data: 22/6, com inscrições até 21/6 Local: Núcleo Operacional do Peiex de Cascavel – Reitoria – Unioeste, Rua Universitária, 1619 Zona 10 – Cascavel/PR Horário: de 8h30 às 17h30

FORTALEZA Plano de Negócios Internacionais Data: 27/6, com inscrições até 26/6 Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Sala VIP – Cobertura - Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza/CE Horário: de 8h30 às 17h30 São 40 vagas por oficina. Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]