22/03/17 14h40

InovAtiva Brasil seleciona startups para 1° Ciclo de Aceleração de 2017

Protec

As 300 startups escolhidas pelo programa InovAtiva Brasil para participarem do 1° Ciclo de Aceleração de 2017 foram divulgadas nesta semana pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira a lista das startups aprovadas aqui.

Nessa fase, foram selecionadas empresas inovadoras iniciantes de 18 setores da economia, com destaque para tecnologia da informação (25%), serviços (16%), saúde (12%) e agronegócios (11%). Essas empresas estão espalhadas por 103 cidades de 24 estados – São Paulo (24%), Minas Gerais (13,33%) Rio de Janeiro (10%) tiveram o maior número de startups aprovadas.

O InovAtiva oferece capacitação em empreendedorismo inovador; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros e investidores; além de suporte para internacionalização e vantagens na adesão a outros programas de fomento oferecidos por instituições parceiras. O objetivo é qualificar startups com ideias e tecnologias inovadoras, mas com pouco conhecimento de negócio.

A TheBio, por exemplo, foi uma das 300 selecionadas pelo atual ciclo. A empresa nascente de inovação biotecnológica é focada em uma vacina capaz de apresentar resultados superiores às do mercado no cuidado das enfermidades animais. A CEO da startup, Daniela Droppa, espera traçar e definir os processos na aceleração da maneira mais acertiva possível.

“Com os cursos oferecidos pelo InovAtiva, vamos nos capacitar e aprender bastante. O programa vai contribuir para o nosso sucesso, assim como abrirá portas para investidores e também proporcionará prioridades em alguns editais de seus parceiros”, comenta Droppa. A empresa está no processo de pré-incubação na Incubadora de Base Tecnológica (Itec) há quatro meses e este é o primeiro processo de aceleração que participa.

De acordo com o MDIC, a cada ano o programa bate recorde de inscrições. “‘Nesse ciclo foram 1.793 propostas submetidas, 30% a mais que o melhor resultado anterior, o que significa que a competição foi muito maior. Temos 300 empresas realmente qualificadas”, informou o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza.

Os selecionados passarão por cursos de modelagem e validação da proposta de valor, acesso ao mercado, modelagem financeira das startups e acesso a capital. Ao final da primeira fase de mentorias, os participantes se encontram em bootcamps regionais e entram em contato com mais mentores em oficinas e workshops presenciais. Depois, serão selecionadas as 125 startups finalistas para mais dois meses de mentorias e a participação no Demoday InovAtiva, evento onde são conectados a potenciais investidores.