21/03/17 15h53

Indústrias têm áreas específicas

Distritos e minidistritos industriais, parque tecnológico e outros espaços contam com infraestrutura apropriada e fazem parte de uma estratégia bem sucedida de desenvolvimento de áreas da cidade e geração de empregos

Diário da Região

Rio Preto foi uma cidade inovadora na instalação de áreas destinadas à ocupação de indústrias. A estratégia bem-sucedida criou vários bolsões em diferentes regiões da cidade com duplo objetivo: induzir o desenvolvimento destas áreas e facilitar o acesso dos trabalhadores ao local de trabalho.

Atualmente, a cidade conta com 13 minidistritos e três distritos industriais, além de duas áreas anexas a estes. Ao todo, estas estruturas ocupam uma área de 3,3 mil quilômetros quadrados, onde 1.572 empresas de todos os portes estão instaladas. Dados da Prefeitura da cidade indicam a existência nestes estabelecimentos de 20 mil postos de trabalho em um mix variado de atividades produtivas.

Além destas áreas, está em fase de implantação o Eco Parque Empresarial Norte, que oferecerá 187 em 26 quadras lotes em etapas. Na primeira, serão vendidos 94 lotes mediante concorrência pública nas quadras de 1 a 3. O local é destinado a empresas não poluentes e inclui uma reserva de mata de 390 mil metros quadrados.

Outra estrutura, em fase inicial de implantação, é a do Parque Tecnológico, instalado na área onde funcionou o extinto Instituto Penal Agrícola (IPA). O local oferecerá 240 lotes para empresas que empregam tecnologia e inovação no desenvolvimento de seus produtos e serviços. A área também abrigará vários centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. A primeira etapa será a ocupação do Centro Empresarial e posteriormente o Centro Incubador.

Também em fase de implantação está o Polo Joalheiro, que pertence à Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista (Ajoresp). Com área de 78 mil metros quadrados ao lado do antigo IPA, o local abrigará inicialmente 36 empresas do município.