17/11/17 11h31

Indústria gera emprego pelo 2º mês

Web Diário

Pelo segundo mês consecutivo – e pela terceira vez no ano – o nível de emprego cresceu nas indústrias da região. Foram 350 vagas geradas em outubro, segundo pesquisa do Ciesp e da Fiesp. Em setembro, o setor já havia aberto 300 postos. Antes disso, desde fevereiro, a região só acumulava resultados negativos.

A geração de vagas, que representou uma alta de 0,55% no nível de emprego, foi ainda a segunda maior do Estado. Entre as 36 regionais abrangidas pelo Ciesp, Osasco ficou atrás apenas de Matão, onde a alta foi de 1,91%.

Apesar dos sinais de recuperação, o balanço do ano está no vermelho. Entre janeiro e outubro, foram fechados 2,4 mil postos nas  indústrias de Osasco e cidades vizinhas. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a perda é de 4,1 mil vagas.

Ainda de acordo com o Ciesp, o bom desempenho de outubro foi puxado pelos setores de Produtos de Borracha e de Material Plástico (com alta de 1,31% no nível de emprego); de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (3,10%); Produtos Alimentícios (0,42%) e Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos(0,88%). O resultado do mês passado foi ainda o segundo melhor, para esse período do ano, desde 2006, quando a pesquisa foi iniciada, perdendo apenas para 2010. E também é o maior deste ano.

Em todo o estado, outubro também foi  o segundo mês consecutivo a apresentar saldo positivo na geração de empregos na indústria, com a criação de 2,5 mil vagas, alta de 0,11% frente a setembro. Esse resultado para o mês não era visto desde 2010, quando a variação para o período subiu 0,02% e somou 500 postos de trabalho. No acumulado do ano, o saldo também está positivo e soma 9 mil empregos gerados. Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de outubro, 8 ficaram positivos, 3, estáveis, e 11, negativos. Entre os positivos, os destaques ficaram por conta do setor de máquinas e equipamentos, com geração de 2 mil postos de trabalho, seguido de confecção de artigos do vestuário e acessórios.