18/12/13 12h18

Indústria espacial ucraniana quer instalar representação em São José

Portal R3

A empresa estatal ucraniana Yuzhnoye, que desenvolve projetos de alta tecnologia no setor espacial, confirmou segunda-feira (16) a intenção de abrir um escritório de representação em São José dos Campos.

O anúncio foi feito na abertura de um seminário de cinco dias organizado pela estatal no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com o apoio institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT).

Destinado a um público de empresários e técnicos do setor, o seminário sobre desenvolvimento da indústria espacial continua até sexta-feira (20), com palestras ministradas por especialistas ucranianos sobre temas como desenvolvimento de foguetes, veículos de lançamento, satélites e sistemas de defesa.

A notícia da abertura de uma representação da Yuzhnoye em São José foi comemorada pelos diretores da AEB e representantes da Prefeitura, do Parque Tecnológico e da Associação Aeroespacial Brasileira que estiveram no evento.

“Por ser um polo brasileiro da indústria, da tecnologia e da inovação, São José dos Campos aparece como o lugar ideal”, justificou Maria Terekhova, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Yuzhnoye.

“A Prefeitura tem interesse em promover a vocação tecnológica da cidade. Já recebemos várias empresas estrangeiras do setor este ano”, lembrou o representante da SDECT, citando a Boeing, a EADS e a Safran Aeronáutica, que abriram centros de pesquisa no Parque Tecnológico.

“A Yuzhnoye veio aqui com o objetivo claro de estabelecer parcerias e identificar oportunidades de cooperação com o setor espacial brasileiro. Esperamos que essas oportunidades se concretizem com a instalação da empresa no Parque”, disse o professor Carlos Alberto Gurgel Veras, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB.

Brasil e Ucrânia mantêm um amplo acordo de cooperação no setor aeroespacial que resultou, inclusive, na formação da ACS. O major brigadeiro da reserva Reginaldo dos Santos, diretor-geral da binacional Alcântara Cylcone Space (ACS), participou do evento.

O principal produto da companhia é o lançador de satélites Cyclone-4, apresentado em 2003. A parceria prevê o uso conjunto do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, para lançamentos comerciais.