13/11/17 13h50

Indústria da região contrata pelo quarto mês seguido

Jornal Cruzeiro do Sul

As indústrias de 48 cidades da região de Sorocaba contrataram mais que demitiram pelo quarto mês seguido. Foram 250 novos empregos formais no setor em outubro. As informações são da pesquisa mensal do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e foram divulgados na sexta-feira (10). No Estado, o saldo para o mês é o melhor dos últimos sete anos.

Apesar de o número ser positivo, houve, no entanto, um pequeno recuo com relação a setembro, quando o saldo do emprego na indústria da região chegou a 550. Os dados do mês passado ficam ainda distantes de agosto, quando houve 850 contratações. Em julho, foram 500 postos de trabalho criados no setor. Já em junho, os números eram negativos com 600 demissões.

O cenário também é positivo quando comparado com o mesmo período de anos anteriores. Em outubro de 2016 a situação foi bem diferente do resultado no mês passado. Na ocasião, foram demitidas 650 pessoas. Em outubro de 2015, o setor apresentou números ainda mais negativos, com 1.250 demissões. Esse cenário desfavorável para o emprego formal da indústria da região também pôde ser observado em 2014, quando houve 1.100 desligamentos no mesmo período.

Em outubro deste ano, o resultado positivo teve maior influência dos segmentos de produtos alimentícios, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, metalurgia e, em especial, veículos automotores e autopeças.

 

Sinal robusto

"É um sinal bastante robusto, principalmente porque são vários meses contratando mais que demitindo. A indústria gerando mais emprego representa uma remuneração maior em relação aos setor de comércio, por exemplo. E o setor contratando mais significa que o empresário está iniciando um novo processo de investimento na produção, esperando uma demanda maior pelo seu produto", avalia o economista Renato Garcia.

Analisando os dados da pesquisa mensal do Ciesp, ele afirma que o sinal é favorável, mas a recuperação ainda é fraca, segundo ele, porque que o "tombo" foi muito grande e a recuperação efetiva ainda vai demorar. "Temos ainda que ter cautela, porque a volatilidade da economia esta muito alta", conclui.

 

No Estado

Os números de outubro também foram bons para o Estado de São Paulo. Segundo os dados do Ciesp, pelo segundo mês consecutivo, a indústria de transformação paulista contratou mais do que demitiu. Em outubro foram abertos 2,5 mil postos de trabalho, o maior saldo já registrado pelo setor industrial para o mês em sete anos, desde 2010. Já no ano, ou seja, de janeiro a outubro, houve aumento de 9 mil empregos no Estado.

Entre as 36 diretorias regionais, houve variação nos resultados. Nas 16 que apontaram altas, os destaques foram Matão, influenciada pelo setor de máquinas e equipamentos e confecção de artigos do vestuário; Piracicaba, por máquinas e equipamentos e veículos automotores e autopeças; e Osasco, por produtos de borracha e plástico e confecção de artigos do vestuário.