24/02/17 15h19

Indústria cresceu em janeiro, aponta Ipea

Valor Econômico

A produção industrial teve a primeira alta em janeiro, na comparação com o mesmo período em 2016, após 34 quedas consecutivas, nesse tipo de comparação, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Produção Industrial, elaborado pelo grupo de conjuntura da instituição, aponta aumento de 2,1% no resultado da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), do IBGE, que será divulgada em 7 de março. Ante dezembro, o Indicador Ipea aponta estabilidade, feito o ajuste sazonal.

Entre os indicadores coincidentes que apresentaram desempenho positivo no primeiro mês de 2017, e que influenciaram a alta do indicador do Ipea, está a produção de aço laminado, que registrou avanço de 10%, segundo o Instituto Aço Brasil.

A produção de aços planos subiu 11,3% e a de longos avançou 8,1%. A venda de papelão ondulado, que cresceu 5,5% na comparação com janeiro de 2016, segundo a ABPO, a associação que representa as empresas do setor.

Outro dado positivo foi o indicador de confiança da indústria, que subiu 10,5 pontos em janeiro ante janeiro de 2016, segundo a FGV, enquanto o nível de capacidade instalada subiu de 72,4% para 73,2% no período.

Já os números negativos foram encontrados no volume de tráfego de carga em estradas com pedágio, que teve queda de 2,3% em janeiro ante janeiro de 2016, e na produção de automóveis, com queda de 14,4%, um resultado que sucedeu dois meses de forte crescimento em que o setor tinha acumulado ganho de 43%, observa o Ipea.