31/07/17 15h05

Incubadora tecnológica vai receber duas novas empresas

Jornal de Jundiaí

Sob nova gestão desde a semana passada, a Incubadora Tecnológica de Jundiaí, se prepara para receber duas novas empresas. A análise dos projetos deve ser feita daqui duas semanas, na próxima reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Jundiaí, responsável pela aprovação. Atualmente, há 19 empresas incubadas que atuam em segmentos variados, como alimentação e mecânica, entre outros.

Depois de quase três anos, o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio) deixou a gestão da Incubadora Tecnológica de Jundiaí. O convênio, que venceu em maio, não foi renovado e a Prefeitura, desde então, está responsável pelo espaço.

Presidente do Sincomércio, Edison Maltoni lembra que a entidade foi a primeira no Estado a se credenciar na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RpciTec) como gestora da Incubadora Tecnológica e do Centro de Inovação Tecnológica de Jundiaí (Citjun) – espaço criado para estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico.

“Estamos orgulhosos pelo trabalho realizado. Mas decidimos não renovar o convênio. Nesse momento, temos de voltar todas os esforços para o comércio e o varejo”, justifica, destacando que o Sincomércio ainda tem uma cadeira no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Questionada sobre a mudança, a Prefeitura informou que, após uma análise da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania, foi identificado um vício no convênio originário. Sendo assim, a unidade recomendou que o contrato não fosse renovado.

Conforme nota da Prefeitura, a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia passa a ser a gestora da incubadora, de forma provisória, até 31 de dezembro deste ano, enquanto trabalha na abertura de uma licitação ou convite (modalidade ainda a ser definida) para que uma outra empresa assuma a gestão da Incubadora a partir de 1º de janeiro de 2018.

Empresas

A Incubadora é uma oportunidade para que “startups” e empresas em início de atividade com inclinação tecnológica possam ter acesso ao suporte oferecido e ganhar musculatura de mercado, tendo em vista um alto valor agregado e baixo impacto ambiental.

Para participar, a empresa interessada deve apresentar o projeto que pretende desenvolver. O projeto será avaliado pela Unidade de Desenvolvimento Econômico e, se aprovado, será submetido à aprovação do Conselho Municipal.

Cabe ressaltar que, no momento, a unidade gestora estuda a possibilidade de readequação do espaço onde está instalada a Incubadora a fim de oferecer mais vagas. Quando surgem novas vagas, a informação é divulgada na Imprensa Oficial.