29/04/14 16h22

Huawei registra vendas de US$ 1,5 bi

Valor Econômico

A chinesa Huawei, uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo, registrou US$ 1,5 bilhão em vendas contratadas em 2013 no Brasil. O montante é 8% maior que no ano anterior, de acordo com o diretor de tecnologia da empresa para a América Latina, José Augusto de Oliveira Neto.

"Esse número é mais da metade do registrado na América Latina", afirmou ontem o executivo ao Valor PRO, serviço em tempo real do Valor.

O montante de US$ 1,5 bilhão já era esperado pela companhia desde o início do ano, quando os números de 2013 ainda não estavam auditados. No mundo, a receita de vendas foi de US$ 39,46 bilhões, ao longo do ano passado, o que representa um crescimento de 11,6%, na mesma comparação.

O crescimento foi possível, segundo o executivo, devido ao grande número de oportunidades que surgiram no país, onde está há mais de 15 anos.

A Huawei atua nos mercados de telefonia fixa e móvel, por meio de parcerias com as principais operadoras de telecomunicações do país. A empresa está presente, com infraestrutura de banda larga móvel, em 10 das 12 cidades-sede da Copa no Mundo do Brasil.

Para continuar o plano de expansão, a empresa está investindo em pesquisa e desenvolvimento para a próxima geração de sistemas de suporte ao negócio, plataformas e aplicativo, que inicialmente vão rodar na tecnologia 4G.

Ao Valor, o executivo afirmou que a Huawei fechou uma parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), no fim do ano passado, dedicada à inovação no Brasil. Atualmente, parte dos investimentos de cerca de R$ 10 milhões previstos pela empresa para serem investidos em pesquisa e desenvolvimento de software, nos próximos três a cinco anos, está sendo aplicado em projetos com o CPqD, que fica em Campinas (SP).

A parceria com o CPqD vai possibilitar desenvolver produtos que poderão permitir que companhias atendam de forma mais ágil e personalizada às demandas dos seus usuários. Duas frentes poderão ser exploradas: o atendimento direto ao cliente a partir de plataformas móveis e os serviços de cobranças.

Em 2013, a Huawei investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente. "O Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia", disse Oliveira Neto, sem detalhar números.