22/07/14 18h04

Grupo AKG instala primeira fábrica brasileira em Lorena

Com investimentos programados para cinco anos, empresa alemã recebe apoio da Investe São Paulo para produzir trocadores de calor e sistemas de arrefecimento

Investe SP

O grupo alemão AKG anunciou nesta quarta-feira, 15 de julho, que vai instalar sua primeira fábrica da América Latina, no município de Lorena, há 190 km da capital paulista, para produzir trocadores de calor e sistemas de arrefecimento.

“Temos o prazer de anunciar que, com a aquisição do terreno de 50.000 m2 em Lorena, o projeto de instalação de nossa 14ª fábrica foi iniciado”, destacou o presidente da AKG, Hartwig Pietzcker.

O projeto, que prevê a geração de até 150 novos empregos nos próximos cinco anos, está sendo assessorado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Atendemos a AKG por meio da prefeitura de Lorena, que é uma excelente parceira. Estamos apoiando a empresa nas questões ambientais e no contato com a Desenvolve SP”, explicou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

O projeto da nova fábrica prevê a construção de uma planta com aproximadamente 5.000 m2, além de um prédio administrativo. Atualmente, um galpão industrial com cerca de 600 m2 será usado como base para a instalação inicial da empresa, que atenderá as necessidades dos clientes a curto prazo.

A decisão de investir na América do Sul faz parte do projeto de expansão da presença global do Grupo AKG e de sua estratégia de produzir na região para a região. Segundo Pietzcker, o Brasil, economicamente e politicamente estável, é o principal mercado e a localização ideal para a primeira fábrica da AKG no Hemisfério Sul. A necessidade de conteúdo nacional para baratear os produtos também influenciou esta decisão.

“Lorena está localizada no Estado com a melhor infraestrutura, além de próxima a um grande número de nossos clientes. Também recebemos incentivos econômicos e um ótimo apoio da Prefeitura”, explica o diretor da AKG do Brasil, Tobias Schaefer.

A empresa vai produzir e comercializar trocadores de calor feitos em alumínio e sistemas de arrefecimento com peças complementares tais como defletores/carcaças, grades de proteção, ventiladores/hélices e motores.

Segundo o prefeito Fábio Marcondes, a vinda da AKG representa mais um passo importante na retomada da industrialização de Lorena. "Trabalhamos incansavelmente durante meses para que pudéssemos anunciar este importante empreendimento para a cidade. Em nome de toda a comunidade lorenense desejamos as boas vindas a toda família AKG e agradeço o imenso apoio prestado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Investe São Paulo", disse.

A ideia é que a fábrica brasileira opere como uma unidade de produção autônoma para atender os mercados brasileiro e sul-americano.

Sobre a AKG
O Grupo alemão AKG é dirigido pela holding Verwaltungsgesellschaft, emprega 2,5 mil pessoas. São 13 unidades de negócio, sendo cinco na Alemanha, duas nos EUA e uma na China, França, Grã-Bretanha, Índia, Letónia e Turquia, que operam 24 horas por dia.

A empresa tem também nove centros de distribuição localizados na Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, China, EUA, Índia, Japão, Grã-Bretanha e Turquia. As fábricas produzem 2,5 milhões de trocadores de calor por ano de 2.500 variantes diferentes. Os produtos são utilizados na indústria automobilística, em compressores, em itens de engenharia mecânica e para instalações de processamento, veículos ferroviários, máquinas para construção, máquinas agrícolas e florestais, motores, eletrônica, eletrodomésticos, entre outros.