25/08/17 13h57

Grande ABC realiza Semana de CT&I e promove prêmio de inovação

Agência ABPTI

A Universidade Federal do ABC (UFABC) lançou o “Prêmio UFABC de Inovação 2017”, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC. A iniciativa será apresentada oficialmente durante a IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC, realizada de 26 a 29 de setembro, no município de Santo André (SP). As inscrições para o prêmio estão abertas até 4 de setembro, e a submissão de propostas deve ser feita até 11 de setembro.

Este ano, o “Prêmio UFABC de Inovação” será dividido em duas categorias: Empresa – Inovação Tecnológica; e Universidade e Instituto de Pesquisa – Solução tecnológica. Podem participar empresas, universidades e instituições de pesquisa em todo o Brasil, desde que tenham desenvolvido a tecnologia ou inovação entre o início de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Acesse o edital completo do prêmio aqui.

A inovação tecnológica criada por empresas multinacionais instaladas no Brasil deve, obrigatoriamente, ter uma subsidiária brasileira parceira instalada em solo nacional. Os projetos precisam estar inseridos no mercado e com potencial para lançamento comercial. Já a solução tecnológica desenvolvida por universidades e institutos de pesquisa deve estar consignada a professores, alunos ou a profissionais vinculados às respectivas instituições.

A IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação também oferecerá visitas técnicas a empresas, minicurso, palestras, mesa redonda com especialistas e feira de tecnologias. Além disso, promoverá o “Encontro Fortec Sudeste”. O evento será realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.