08/05/17 14h25

Governo de SP lança PPP estadual de iluminação pública para cidades

Folha de S.Paulo

O governo Alckmin acaba de lançar um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) na área de iluminação pública.

A ideia é melhorar a qualidade do serviço, reduzir custos com manutenção e o consumo de energia, além de gerar emprego, renda e aumento da receita de municípios.

As cidades que aderirem ao Ilumina SP poderão contar com a estrutura da Fazenda paulista para estruturar projetos, edital, contrato e modelo de negócio.

"Ao trocar o mercúrio pelo LED, a prefeitura reduz à metade o gasto de energia e torna a sua rede inteligente", segundo Hélcio Tokeshi, secretário estadual da Fazenda. "A telefonia pode implantar sua tecnologia no poste de luz", exemplifica.

Para Tokeshi, se deixar para o setor privado, cada empresa fará com o seu protocolo, sem ganho de escala.

"Poucas cidades têm capacidade para fazer o projeto. O que ocorre é que uma companhia interessada oferece 'graciosamente' o plano pronto, segundo seus interesses."

Quanto à Prefeitura de São Paulo, cuja concorrência para a sua PPP foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Município, afirma que"se ela quiser participar, será um prazer, mas o Estado não depende da capital para lançar a sua."

Os municípios têm um mês para aderir ao projeto. A secretaria da Fazenda estima ter o edital pronto em cerca de seis meses.