13/03/17 14h26

Governo assina acordo com a SAP para estimular startups e criar soluções com IoT

Agência CT&I

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a empresa de softwares SAP assinaram nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), um acordo para estimular o ecossistema de startups no Brasil. A multinacional investirá R$ 40 milhões em cinco anos para desenvolver soluções de tecnologias voltadas à digitalização do país, como Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Esse montante será revertido para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no país, que está localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa prevê a abertura de 600 postos de trabalho para manter seu crescimento.

Pelo acordo de cooperação, nos próximos dois anos a SAP passa a promover a integração de startups à cadeia de fornecedores da empresa; apoiar a internacionalização e a atração e alavancagem de investimentos privados em inovação, especialmente aqueles direcionados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para o país; e incentivar a capacitação de recursos humanos. Um dos primeiros setores que será beneficiado é o do agronegócio.

“Por este acordo, a SAP se compromete a estabelecer uma rede de fomento a startups e aos pequenos negócios e compartilhamento das boas práticas que podem ajudar o Brasil neste caminho de mais eficiência na produção agrícola e em setores que se beneficiam da produção rural, como transporte e logística”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Para Bill McDermott, CEO da SAP, é essencial para a empresa se tornar um “parceiro na aceleração digitalização e no desenvolvimento econômico de uma região tão importante para a SAP e para o mundo”.