14/04/16 10h54

GDBR inaugura fábrica construída com apoio da Investe SP

Projeto é atendido pela Agência desde 2012; empresa atende principais fabricantes automotivas japonesas no Brasil

Investe São Paulo

A GDBR, subsidiária brasileira do grupo Toyoda Gosei, inaugurou nesta quarta-feira, 13 de abril, sua primeira fábrica sul-americana em Itapetininga. O evento contou com as presenças do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Márcio França, o diretor da Investe SP Ermínio Lucci, o presidente mundial da Toyoda Gosei, Tadashi Arashima, do Presdiente da GDBR, Makoto Hirako, do Prefeito de Itapetininga, Hiram Jr, além do consul geral do Japão, Takahiro Nakamae e outras autoridades.

“É um orgulho para nós ver a concretização desse tipo de projeto, principalmente porque teve a participação de quase todas as nossas áreas da Agência: localização de área, apoio em licenciamento ambiental, infraestrutura, entre outros”, explicou o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A GDBR é a primeira fábrica do grupo Toyoda Gosei na América do Sul, e fabrica produtos de plástico, borracha e led para o setor automotivo. Em Itapetininga, foram investidos cerca de R$ 90 milhões em uma área de 220 mil m², empregando 260 trabalhadores diretos e cerca de 50 indiretos.

No Brasil, a GDBR atende atualmente fábricas da Toyota no Brasil (Indaiatuba-SP e Sorocaba-SP) e Argentina, além das unidades da Honda Brasil (Sumaré-SP e futuramente Itirapina-SP) e também a da Nissan Brasil (Resende-RJ). A expectativa de faturamento deve chegar a 100 milhões de reais por ano.

Em seu discurso, Márcio França parabenizou a equipe da GDBR, colocou o Governo à disposição para novos negócios e enfatizou o diferencial paulista. O Estado de São Paulo possui condições necessárias para atrair grandes empresas. "Aqui temos uma boa infraestrutura com importantes estradas, ferrovias e aeroportos. Também possuímos um corpo técnico especializado, são mais de 500 mil alunos no ensino superior e técnico profissionalizante, e investimos cerca de R$ 1,3 bilhão, (1%) do PIB, em pesquisa e desenvolvimento", ressaltou.

A empresa iniciou as instalações dos equipamentos e estruturas no início de 2014, permanecendo nesta atividade até o fim deste ano. Durante as instalações dos equipamentos, inúmeros testes de confiabilidade, qualidade e eficiência foram efetuados. Em relação à mão de obra, profissionais estão sendo contratados desde meados de 2014. Todos os profissionais foram treinados por colaboradores que vieram do Japão para poder passar os conhecimentos e tecnologias adotadas nos produtos a serem fabricados na GDBR.

Sobre o Grupo Toyoda Gosei
A palavra gosei, ou “gossei”, como é pronunciada pelos japoneses, significa “sintético” no idioma natal da empresa. Com cerca de 35 mil trabalhadores em 67 unidades instaladas em 18 países, o grupo Toyoda Gosei desenvolve tecnologias e produtos feitos de polímero, borracha e semicondutores óticos. Semicondutores óticos são os principais componentes das lâmpadas de led.

Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade que emita menos carbono e dependa menos do petróleo, criando itens cada vez mais leves e eficientes energeticamente.

A Toyoda Gosei surgiu como uma divisão do grupo para pesquisa e desenvolvimento com borracha. Tornou-se uma empresa independente na década de 1940. Hoje, com sua expertise na área química, o grupo também produz para os setores de eletricidade, telecomunicações, máquinas, equipamentos médicos, entre outros.