15/10/14 14h52

Gandini quer ter fábrica para fazer Geely e Kia no Brasil

Notícias Automotivas

José Luiz Gandini ainda não desistiu de ter uma fábrica de veículos no Brasil. O empresário de Itu/SP é importador oficial das marcas Kia Motors e Geely, cujas sedes ficam na mesma cidade. No caso da sul-coreana, as chances aumentaram mais depois do anúncio de produção dos modelos Cerato (Forte) e Rio no México.

Como o Sportage não será feito lá e não poderá assim gozar de incentivos fiscais decorrentes do acordo automotivo com o México, então fica mais fácil da Kia Motors aprovar sua fabricação no Brasil, uma vez que o país perdeu a disputa pelo investimento anunciado recentemente para o parceiro latino.

O problema ainda é o caso Asia Motors. A Kia Motors não está mais envolvida criminalmente no caso, pois fiou provado que o projeto de fábrica no Brasil – que jamais foi feita – foi inteiramente dos sócios brasileiros. Mas em termos tributários, ainda pesa uma dívida de bilhões de reais, pois a coreana tinha 51% do negócio na época.

Dessa forma, a Kia Motors jamais poderá fabricar seus carros de forma direta sem pagar o que deve ao governo brasileiro. No entanto, isso não impede que a fabricação seja feita por uma empresa nacional através de transferência de tecnologia. Mas, isso impede uma futura produção conjunta com a Hyundai, por exemplo.

O terreno na região de Salto/SP –vizinha à Itu – ainda pertence ao Grupo Gandini, que espera a oportunidade para erguer ali uma fábrica de automóveis. Mas a ideia é ir um pouco mais além da produção de carros da Kia Motors.
Além da Kia Motors, o Grupo Gandini representa a Geely, que tem interesse velado em produzir no Brasil. José Luiz Gandini advertiu o grupo chinês de que montar uma fábrica sem rede não daria certo por aqui.

Até agora, a marca asiática tem somente dois concessionários funcionando. Em algumas cidades, há dificuldade até em encontrar local, tal como em Santos/SP, por exemplo. Apesar disso, Gandini desejar ter uma fábrica com duas linhas de produção, sendo uma para a Kia e outra para a Geely.

A marca chinesa quer fazer no Brasil o utilitário esportivo EX7, que estará no Salão do Automóvel e chegará ao mercado brasileiro em 2015. Os modelos EC7 e GC2 já são fabricados no Uruguai. No entanto, informações vindas de Santa Catarina dão conta de que a empresa ainda estaria sondando a região do Porto de Imbituba, a fim de produzir ali também carros da Volvo.