24/03/14 16h06

FIT e CCDM inauguram laboratórios na terça

Cruzeiro do Sul – Sorocaba

O Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT) inaugura na próxima terça-feira, às 9h, o Centro de Prototipagem Eletrônica no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A unidade inclui uma linha completa de Surface-Mount Technology (SMT) - tecnologia de montagem superficial - que permite a montagem de placas de circuito impresso de alta complexidade para a produção de protótipos. Cerca de 300 empresas de Sorocaba e região podem ser beneficiadas com o uso desses equipamentos de última geração.

No mesmo dia e horário será inaugurado no PTS o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), um laboratório especial do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O CCDM atuará em quatro unidades de negócio: polímeros, metais/cerâmica, combustíveis e gestão da inovação tecnológica, "com competência tecnicocientífica e laboratorial para ensaios e projetos para a comunidade industrial, acadêmica e governamental", de acordo informações divulgadas pela agência Inova Sorocaba, que trabalha em parceria com o PTS.

Além da montagem de protótipos, o Centro de Prototipagem Eletrônica do FIT poderá desenvolver todo o processo de manufatura, conforme padrões internacionais. O laboratório do FIT é equipado para tecnologias Pin Through Hole (SMT & PTH), "que soldam os componentes com pinos conferindo resistência mecânica tornando mais duradoura a vida útil do produto, entre outros processos."

O espaço do FIT no PTS foi planejado para também oferecer treinamento, consultoria e análise em Design For Manufacturing (DFM), que avalia a "manufaturabilidade" do produto e ajuda a dimensionar os custos do projeto. "Hoje são poucas empresas que podem se dar ao luxo de parar uma de suas linhas de milhões de dólares e alto volume de produção para fazer algumas peças de protótipo para validar produtos novos", explica Luiz Fernando Guerra, gestor geral do FIT. "Atualmente, prestamos esse serviço em nossas instalações de Sorocaba para clientes como a própria Flextronics, Samsung, WXBR, Instituto Atlântico, dentre outros, e estaremos deslocando essa capacidade para o Parque Tecnológico de Sorocaba."

O FIT está implantando ainda um novo Laboratório de Desenvolvimento de Software no PTS com uma equipe de 20 analistas e desenvolvedores. "Este centro de soluções terá competência para desenvolver aplicativos móveis e sistemas embarcados, realizar mapeamento de processos, desenvolver aplicações web e de sistemas de negócios e projetos computacionais avançados", informa Guerra.

Fundado em 2003, o FIT é uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, com sede em Sorocaba e extensão de atividades em Fortaleza (parceria com Universidade Federal do Ceará - UFC). Atualmente, tem cerca de 200 pessoas na equipe e dispõe de centros de soluções e laboratórios, além de um centro de educação e treinamento. Em 2013, o FIT obteve pela segunda vez consecutiva o prêmio Great Place to Work e foi reconhecido como uma das melhores empresas de TI & Telecom para se trabalhar no Brasil. O site do FIT é www.fit-tecnologia.org.br. O PTS fica na avenida Itavuvu, 11.777.