26/04/17 14h48

Evento na USP apresenta modelo de negócios inovador para empreendedores

Experts explicam os benefícios do Crowdsourcing. O trabalho colaborativo desenvolvido por empresas para impulsionar novos ganhos.

Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia

Com um pouco mais de uma década de existência desde que o termo foi cunhado, o crowdsourcing é um dos modelos de negócios inovadores que tem chamado a atenção de empresas e startups no Brasil. Porém, o modelo é pouco explorado pelos empreendedores brasileiros e, com o objetivo de divulgá-lo, o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) realizará no dia 27 de abril, às 9h, um seminário sobre o tema no auditório “Prof. Dr. Oswaldo Fadigas Fontes Torres”, da Escola Politécnica da USP.

O crowdsourcing permite que milhares de pessoas tenham a oportunidade de contribuir espontaneamente para a criação ou resolução de tarefas. Assim, utilizá-lo permite que os empreendedores desfrutem de formas criativas para alavancar seus negócios com baixos custos.

O evento contará com especialistas do ramo que criaram seus próprios negócios a partir do modelo e, pelas experiências que tiveram, orientarão empresários e estudantes de diversas áreas a promoverem novos ganhos de forma criativa. Segundo o pesquisador do tema e colaborador do CEST, Eduardo Bertassi, o modelo ainda é pouco utilizado no Brasil e é justamente por isso que existem oportunidades de negócios a serem exploradas. “Para o empreendedor, é importante conhecer o crowdsourcing para mostrar que há outras formas de empreender levando em conta não apenas os benefícios que as empresas podem obter com seus clientes, mas também o que seus clientes poderão obter ao escolherem empresas que incorporam esse modelo de negócios”, afirma.

Espera-se que o público aprenda mais sobre as dificuldades técnicas, jurídicas e organizacionais relacionadas com o crowdsourcing e sobre oportunidades de negócios e pesquisa acadêmica que podem ser exploradas. Além disso, serão apresentados casos práticos da aplicação deste modelo os quais trouxeram benefícios concretos para empresas e a sociedade.

Dentre os palestrantes, o evento contará com o gerente adjunto da NASA, Steven N. Rader, responsável por difundir abordagens de crowdsourcing na criação de soluções inovadoras para a companhia e o governo dos EUA. “A presença dele no evento é para mostrar que o crowdsourcing pode ser empregado até para ajudar a humanidade a chegar a Marte”, afirma Bertassi.

Para participar do evento, é necessário se inscrever. Ao final, os participantes serão contemplados com certificado de horas complementares.

Para inscrição, programação e mais informações acesse: http://www.cest.poli.usp.br/seminario-sobre-crowdsourcing-oportunidades-e-desafios/

I Seminário Crowdsourcing – Oportunidades e Desafios

Data: Quinta-feira, 27 de abril de 2017

Horário: das 9h00 às 13h00

Local: STI – Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, Auditório “Prof. Dr. Oswaldo Fadigas Fontes Torres”

Endereço: Escola Politécnica da USP – Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 71, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo.

Contato: +55 (11) 3091-9086 – [email protected]  (e-mail dos organizadores)