12/02/07 09h25

Eurofarma vai entrar no clube do bilhão

Gazeta Mercantil - 12/02/2007

O crescimento nas principais áreas de atuação rendeu à Eurofarma Laboratórios, de capital nacional, ganho de participação no mercado brasileiro de medicamentos e, em conseqüência, elevação nos ranking do setor. A empresa fechou 2006 com faturamento de R$ 940 milhões, 26% a mais ante o do ano anterior. Se alcançar a meta de alta de 20% prevista para 2007, deverá encerrar o ano com vendas de R$ 1,13 bilhão, e será a mais nova integrante do clube das companhias do País com vendas superiores a R$ 1 bilhão. Fundada em 1972, a Eurofarma fabrica medicamentos com marca, que respondem por 50% das vendas: genéricos, aproximadamente 18% do faturamento; e produtos de uso hospitalar e para saúde animal, que ficam com o restante da receita. No segmento de genéricos, a Eurofarma cresceu em torno de 35% no ano passado e manteve a participação de 9% que detinha em 2005 nesse mercado. A empresa produz 13 remédios para problemas do sistema nervoso central, alguns exclusivos, do total de 55 genéricos que fabrica hoje. Com cinco unidades fabris, sendo quatro em São Paulo, a Eurofarma está em processo de concentração da produção em um complexo industrial, localizado em Itapevi (SP). Em março próximo deverá ser inaugurado o primeiro bloco do projeto: o de medicamentos líquidos, cremes e pomadas. O aporte no empreendimento, que triplicará a capacidade de produção da empresa, ficará em torno de US$ 124 milhões. A Eurofarma fabrica 80 milhões de unidades (caixas) de medicamentos por ano.