09/05/17 14h32

Entidades brasileiras entram em grupo europeu para estimular ecossistema de inovação

Agência CT&I

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Biominas Brasil ingressaram no seleto grupo de membros do programa European and Latin American Technology based Business Network (ELAN, na sigla em inglês). A iniciativa da União Europeia (UE) tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação aberta entre os dois continentes.

Esse estímulo será por meio da criação de uma rede internacional de parceiros englobando a indústria, instituições de pesquisa e desenvolvimento, investidores, incubadoras e agências de fomento. A ideia é oferecer um espaço para a colaboração e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com base em oportunidades de negócios entre a Europa e a América Latina.

Dez outras organizações, de diferentes países, foram incluídas na lista de membros da rede ELAN. A Agência USP de Inovação era uma entidade brasileira que já fazia parte do grupo, antes do ingresso do CPqD, Confap e Biominas. O Brasil tem como coordenador desta iniciativa a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O programa da União Europeia tem foco especial nos segmentos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), energias renováveis, biotecnologia/bioeconomia, saúde, tecnologia ambiental, novos materiais e nanotecnologia.

Mais informações sobre a ELAN Network estão disponíveis no site http://www.elannetwork.org/.