24/08/16 12h41

Enersystem aposta na economia brasileira e amplia unidade fabril de Guarulhos com apoio da Investe SP

Fabricante norte-americana de baterias para uso industrial projeta triplicar de tamanho em um período de cinco anos no Brasil e investe US$ 15 milhões para ampliar produção em Guarulhos

Investe São Paulo

O atual cenário de retração econômica do Brasil não assusta a fabricante norte-americana de baterias para uso industrial Enersys. Com projeções de crescimento positivas para os próximos anos, a empresa anuncia ampliação da unidade fabril da sua subsidiária no Brasil – Enersystem, em Guarulhos (SP), em um investimento total de US$ 15 milhões. A iniciativa é assessorada pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações do Governo do Estado de São Paulo.

Com vistas à recuperação da economia brasileira e no consequente aumento da demanda, a companhia vai aumentar a capacidade produtiva da sua planta, comprando equipamentos e estendendo a área da unidade dos atuais 4 mil m² para 67 mil m². O investimento gerará 30 postos de trabalho ao longo de 2017 e, em até cinco anos, poderá dobrar o quadro de funcionários da empresa, que hoje conta com 150 funcionários.

“Estamos otimistas com relação ao futuro da economia brasileira. A Enersystem, particularmente, projeta crescer 60% em um ano no Brasil. Em cinco anos, acreditamos ser possível triplicar de tamanho aqui. Este investimento tem o objetivo de desenvolver uma estrutura que nos permita atender com plenitude nossos atuais clientes e a demanda que crescerá nos próximos anos. E São Paulo é o Estado que mais nos oferece condições para isso”, observou Eduardo A. Bocci, Presidente da Enersystem América do Sul.

A equipe da Investe SP, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, está assessorando o projeto principalmente em questões tributárias, de infraestrutura e meio ambiente.

“Investimentos como este da Enersystem demonstram que São Paulo é um estado em desenvolvimento contínuo, que continua atraindo empresas e dando condições para que aquelas que já estão aqui instaladas se sintam confiantes em ampliar suas operações. Somos o maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul e possuímos a melhor rede de infraestrutura do País, estabilidade institucional e localização estratégica. Tenho certeza de que a empresa encontrará aqui todos os fatores necessários para o sucesso deste projeto”, afirmou Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

“São Paulo continua atraindo investimentos por conta de seu potencial, que é fruto de uma governança estável e focada na geração de empregos e na permanente qualificação da sua população”, apontou Márcio França, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
A previsão de inauguração da planta após a ampliação é março de 2017.

Sobre a Enersystem
Empresa do grupo norte-americano Enersys na América do Sul, a Enersystem começou suas operações no Brasil em 2002 e na Argentina em 2003. Além desses mercados, Enersystem atua em outros oito países do continente.
O grupo Enersys, que tem ações listadas na bolsa de valores de Nova York, tem 32 fábricas e mais de 9 mil funcionários em todo mundo.

A companhia fabrica baterias industriais e oferece serviços nesse setor em mais de cem países, fornecendo desde a concepção, construção, instalação até a manutenção de soluções abrangentes de energia armazenada para aplicações industriais.

Os produtos e serviços da Enersys estão focados em três mercados principais: tração elétrica (baterias para empilhadeiras elétricas e todo o tipo de veículo elétrico utilizado em logística, movimentação de cargas, mineração, etc.), aplicações estacionárias (produtos para sistemas de telecomunicações, datacenters, usinas elétricas, sistemas de energia alternativa, sistema de iluminação de emergência, etc.) e aplicações de defesa e especiais (soluções para veículos militares terrestres, marítimos ou aéreos e para atividades esportivas, de lazer ou veículos SUV).