01/03/17 15h32

Energia no fim do túnel

Folha de S.Paulo

Para mais da metade (52%) dos empresários da indústria eletroeletrônica, o setor terá um crescimento ainda neste semestre, aponta levantamento da Abinee com 500 fabricantes associadas.

"Empresas que comercializam produtos mais populares, como celulares e tablets de marcas menos sofisticadas, tiverem um desempenho melhor e estão mais otimistas", afirma Humberto Barbato, presidente da entidade.

A porcentagem de companhias que projetam um aumento de pedidos neste ano subiu de 29%, em dezembro, para 65%, no mês seguinte.

"O início do ano é fraco para o setor, mas a indústria está mais confiante", diz ele.

Para 30% dos empresários, há planos de aumentar o número de funcionários em 2017; 23% pretendem contratar já no primeiro trimestre.

A sondagem não mede a intenção de demitir, mas a projeção da entidade é que o emprego ficará estável nos próximos meses —nos últimos dois anos, foram demitidos 20% dos funcionários.

Em 2017, o nível de investimento das companhias deverá ter um aumento de 2%.