13/02/14 14h22

Empresas se unem, de olho no Parque

Centro de tecnologia fica no campus da USP e atrai 47 indústrias da área de saúde, que criam associação

Jornal A Cidade – Ribeirão Preto

As indústrias da saúde de Ribeirão firmam hoje uma parceria que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do setor local, qualificar mão de obra e consolidar a região como polo produtor na área da saúde.

A Associação de Empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) da Indústria da Saúde de Ribeirão, que é um projeto antigo, sai do papel e será oficializada com o apoio  do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde (Fipase) e Sebrae-SP.

A iniciativa começa com a adesão de 47 indústrias de Ribeirão e região. “Estamos trabalhando há oito anos para a criação desse APL, que é uma cooperação que vai fortalecer o setor ao  trazer a oportunidade de melhores negócios, de desenvolvimento de políticas públicas, transferência de tecnologia e qualificação de profissionais”, diz Dalton Marques, gerente da Fipase.

Ainda segundo Marques, com o APL da saúde também será possível fazer compras coletivas de materiais e com isso conseguir melhores preços, por exemplo.

E a associação deve ainda ser fortalecida pela inauguração do Parque Tecnológico de Ribeirão. “De um lado teremos empresas organizadas e de outro uma estrutura que poderá incentivar ainda mais o desenvolvimento tecnológico.”

União e força Segundo Eduardo Molina, gerente regional do Ciesp Ribeirão, o APL trará ganhos de competitividade para as empresas associadas e será um canal de interlocução  do segmento.

“Falar em conjunto é bem melhor, contratos ficam mais baratos e reivindicações são ouvidas”, comenta.

Apesar de a região possuir cerca de 200 indústrias da área da saúde, Molina avalia a adesão inicial ao APL da Saúde significativa e há potencial para crescimento.

“É uma associação aberta a todas as empresas da área, de qualquer tamanho. Já temos desde grandes e tradicionais indústrias até

APL em Ribeirão começou pelo setor de TI O Arranjo Produtivo Local das Indústrias da Saúde de Ribeirão é o segundo organizado na cidade, segundo o gerente regional do Ciesp, Eduardo Molina.

A formalização dessa cooperação foi no setor de tecnologia de informação, com o Polo Industrial de Software (Piso).

“Assim como o Piso, o APL da Saúde vai criar meios de qualificação de profissionais”, diz.

Ainda segundo Molina, o ALP também visa consolidar a marca de Ribeirão como polo tecnológico de saúde.

Edital de centro de negócios será lançado hoje
Além de oficializar o APL da Saúde, hoje, no Ciesp Ribeirão, será lançado o edital de chamamento para as empresas interessadas em integrar o centro de negócios do Parque Tecnológico.

“Uma apresentação do parque, que será inaugurado nos próximos dias, também será feita”, diz Dalton Marques, gerente da Fipase  Marques diz que o edital é voltado para até nove empresas com atividades ligadas à área de saúde para a instalação de centro de negócios e laboratórios no parque.