04/05/17 14h52

Empresas desenvolverão tecnologia para cidades inteligentes e sustentáveis

Agência CT&I

A chamada de propostas conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou dez empresas paulistas para desenvolver tecnologias e produtos com aplicações em cidades inteligentes e sustentáveis. A chamada, no âmbito do Programa PIPE/PAPPE Subvenção, apoiará as pesquisas por até 24 meses.

“É o primeiro edital do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas [PIPE] sobre cidades inteligentes e poderão haver, no futuro, outras chamadas no mesmo tema. A área de cidades inteligentes ganhou destaque nos últimos anos e possui um ótimo potencial para gerar impactos positivos na sociedade e na economia”, disse Fabio Kon, membro da coordenação adjunta de Pesquisa para Inovação da Fapesp.

A expectativa é que os produtos desenvolvidos pelas empresas sejam aplicados em cidades brasileiras e também ganhem escala global. “Quando lançamos o edital, em parceria com a Finep, a ideia era que todos os projetos fossem ousados e ambiciosos. Não perguntamos se dariam certo ou não. O que queremos é pesquisas de qualidade que almejem mercados”, disse Douglas Zampieri, também membro da coordenação.

A relação das empresas selecionadas na chamada Cidades-Inteligentes/Cidades Sustentáveis está disponível aqui.