24/05/17 13h51

Empresas de tecnologia criam Associação Brasileira de Inteligência Artificial

A criação da entidade permitirá somar esforços entre as empresas, ampliar a troca de informações e acelerar a adoção de plataformas de AI na economia brasileira

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Um grupo de 16 empresas que atua no setor de inteligência artificial, como a Baidu, Allgoo e Geofusion, criou a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA). A ideia da entidade é mapear as iniciativas brasileiras no segmento, ajudar na formação de mão de obra especializada e promover a troca de informações entre as empresas do setor.

“Estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI geram, em média, um aumento de 40% na produtividade das empresas que a adotam. Em segmentos como o varejo, por exemplo, este ganho chega a 60%, acelerando a tomada de decisões e auxiliando na prospecção de novos clientes”, afirma Yan Di, presidente da ABRIA.

Segundo a Associação, existem hoje em torno de 40 empresas dedicadas exclusivamente a criar ou aplicar soluções de inteligência artificial para setores como seguros, marketing digital, varejo, agronegócios, educação, saúde, legislação, transportes, serviços financeiros e linguagem natural.

"Ferramentas de AI poderiam ajudar milhões de pessoas a obter melhor retorno de seu capital, além de incrementar a produtividade nacional em ritmo inédito”, disse Luiz Macedo, vice-presidente da ABRIA.

Entre as primeiras atividades definidas na agenda da entidade estão a produção de um mapa público do setor de inteligência artificial no Brasil. O propóstio é identificar as startups em ascensão, empresas internacionais operando no Brasil e projetos de pesquisa nos setores acadêmicos.