30/03/17 14h59

Empresários de Guarulhos buscam novos mercados na 5ª edição do SP Export

Investe SP traz Poupatempo do Exportador à cidade para ajudar empresas da região com atendimento gratuito de diversas instituições

Investe São Paulo
  • Download Isabela Pauzer/ISP

    SP Export chega à sua 5ª edição com palestras, atendimentos e painéis

  • Download Investe São Paulo

    O diretor da Apex-Brasil em São Paulo, Francisco Luna, explicou como funciona o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex)

  • Download Isabela Pauzer/ISP

    A iniciativa contou com a participação do prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa (Guti)

  • Download Isabela Pauzer/ISP

    O objetivo de Guarulhos é tornar-se a segunda cidade com mais empresas exportadoras no Estado nos próximos quatro anos

  • Download Isabela Pauzer/ISP

    O evento é uma realização da Investe SP com a Prefeitura Municipal da cidade

  • Download Isabela Pauzer/ISP

    Ao todo, cerca de 400 pessoas participaram da cerimônia de abertura

Cerca de 400 pessoas participaram da cerimônia de abertura do 5º SP Export, no Teatro Adamastor, em Guarulhos. O evento, realizado pela Investe SP e a Prefeitura Municipal da cidade, marca a quinta edição do Poupatempo do Exportador, que traz diversas instituições públicas e privadas que podem ajudar pequenas e médias empresas a começarem seu processo de internacionalização ou melhorarem a participação no comércio Exterior.

“A realização desse evento só foi possível por conta do apoio da Prefeitura, que desde o início do ano tem sido parceira da Investe SP de diversas maneiras. Contem com a gente para ajudar o empresário a olhar além dos problemas, mas para os recursos que estamos unindo esforços para oferecer”, afirmou Sérgio Costa, diretor de Relações Institucionais da Agência.

A ação faz parte do SP Export, programa de apoio às exportações paulistas, que é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. No Poupatempo do Exportador, além dos atendimentos individualizados às empresas, são realizados também palestras e painéis para capacitação com especialistas relacionados ao assunto.

 “O objetivo é auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a desenvolver novos negócios, ganhar competitividade e gerar empregos e renda por meio das exportações”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador de SP, Márcio França, que lançou o SP Export em 2015. 

Para o prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa (Guti), "esse é o momento de Guarulhos dar a volta por cima e tornar-se efetivamente o hub da América Latina, com mais portos secos, mais empresas exportando e um quadro de serviços públicos mais amigável ao desenvolvimento econômico. Agradecemos ao vice-governador e Secretário Márcio França por trazer essa iniciativa para nossa cidade”.

“Nosso objetivo durante os próximos quatro anos é colocar Guarulhos como a segunda cidade com mais empresas exportadoras no Estado, chegando a 1000 empresas que exportam. Sabemos que o desenvolvimento econômico passa primeiro pelos pequenos e médios empresários, afirmou o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnologia e Inovação da cidade, Rodrigo Barros.

O diretor da Apex-Brasil em São Paulo, Francisco Luna, explicou como funciona o Peiex, que na região metropolitana da capital paulista é operado pela Investe São Paulo. “Nós oferecemos capacitação personalizada dentro de cada uma das empresas, ajudando-as a melhorar processos e ferramentas de gestão e tornando-as mais competitivas no comércio internacional. No Brasil, hoje cerca de 20 mil empresas exportam, mas esse número pode crescer muito mais no futuro”.

Confira como foram as edições do SP Export em Campinas (287 participantes, 152 atendimentos), Sorocaba (296 participantes, 82 atendimentos), Franca (167 participantes, 66 atendimentos) e Ribeirão Preto (232 participantes, 82 atendimentos).

Em Guarulhos, foram oferecidos atendimentos nas seguintes áreas, com os seguintes parceiros:

ADEQUAÇÃO DE PRODUTO: IPT, Fundepag e ITAL

CAPACITAÇÃO: CECIEX, Correios e SEBRAE-SP

FINANCIAMENTO: Desenvolve SP e BNDES

INTELIGÊNCIA COMERCIAL: ApexBrasil, FIESP/CIESP  e Investe São Paulo

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), da Apex-Brasil e ESPM, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.