11/02/14 15h38

Empresa de São José transforma borracha de pneus em dormente

PORTAL R3

A empresa Metal Américas, sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, estabeleceu parceria com as empresas Vale, DuPont do Brasil e com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, para desenvolver tecnologias  destinadas a reduzir o impacto ambiental de pneus inservíveis, que não são mais utilizados e viram lixo.

A tecnologia a desenvolvida pela empresa desvulcaniza a borracha e o resíduo é transformado em borracha regenerada de alto valor, podendo ser reaproveitada. O dormente ferroviário, por exdmplo, poderá ser feito a partir desse material e tem um mercado com demanda elevada.

Esse é um dos benefícios a serem buscados pelos parceiros visando o desenvolvimento de novos processos tecnológicos para beneficiamento de resíduos sólidos industriais e promoção da sustentabilidade. Abandonados e sob a ação do tempo, pneus descartados demorariam mais 600 anos para começar o processo de degradação, causando graves impactos sobre o meio ambiente.

De acordo com o coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Metal Américas, Vitor Alexandre Silva, o Parque Tecnológico é o principal agente catalisador do desenvolvimento regional. “O Parque é uma grande vitrine empresarial para aquelas empresas que pensam e acreditam em pesquisa, desenvolvimento e inovação como mola propulsora de seus negócios e ampliação da sua cadeia produtiva”, enfatizou o coordenador.

O descarte correto de materiais inservíveis é regulamentado pela Lei Federal de Resíduos Sólidos (12.305/2010). Essa lei estabelece que todas as cidades do país devem dar destino correto para os resíduos sólidos, até agosto de 2014.

Metal Américas
A empresa é especializada na produção de fornos para a indústria da reciclagem do alumínio e na montagem de instalações fabris industriais em todo país. Está instalada no Parque Tecnológico desde agosto de 2013 e, no mês passado, criou sua nova unidade, a ECOaméricas Desenvolvimento e Tecnologia S/A.

A nova unidade é voltada para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no setor de meio ambiente, sustentabilidade e destinação adequada de resíduos sólidos industriais de interesse ambiental.

Ela enfatiza a reciclagem de embalagens com alumínio (tipo longa vida), o aproveitamento de borracha regenerada (a partir de pneus inservíveis) e a geração de energia a partir de aterros sanitários.