27/06/17 12h00

Embrapii assina contratos com sete novas unidades

Agência ABPTI

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinou nesta segunda-feira (26), em São Paulo (SP), os novos contratos com as sete unidades selecionadas em chamada pública lançada em setembro do ano passado. Das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) escolhidas pelo edital, três pertencem à Universidade de São Paulo (USP).

Elas foram selecionadas por contemplarem áreas consideradas estratégicas dentro da política de inovação brasileira. Juntas, essas instituições têm planos de ação no valor de R$ 177 milhões, sendo R$ 58,8 milhões da Embrapii.

"Estamos com mais de 240 projetos em andamento, e alguns deles já encerrados envolvendo cerca de 40 empresas. Agora, a USP passa a ter três unidades, o que é muito importante, porque é um modelo pedagógico para as outras instituições. Muitas universidades vão seguir também o mesmo passo para estimular a inovação no país", disse o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

Com a validação dos novos contratos, a Embrapii alcança 35 unidades credenciadas. Até o final deste ano, serão mais de 40. "Chegaremos ao terceiro ano de operação da Embrapii, em dezembro, com 42 unidades. Eu acho que é um bom começo dado o fato de que é um modelo recente. Esperamos ampliar muito a percepção das empresas da oportunidade única de trabalhar com grupos qualificados, muito bem selecionados e aptos a desenvolver projetos oferecendo menos riscos e baixo custo para as empresas", acrescentou Guimarães.

Para o reitor da USP, Marco Antonio Zago, a Embrapii contribui para fomentar a articulação entre as universidades, os institutos de pesquisa e as empresas. "O projeto faz uma parte do papel de colocar a universidade, os institutos de pesquisa, em relação com a sociedade, para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação com aplicações específicas. Nesse sentido, estamos agora também constituindo um centro de inovação aqui na universidade, chamado InovaUSP", explicou.

Presente na solenidade realizada na Universidade de São Paulo (USP), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, ressaltou a importância da Embrapii como vetor nacional de inovação e desenvolvimento tecnológico das empresas. "Esse projeto é emblemático. Mostra o quanto é importante acreditar na parceria da inovação com a academia, e o quanto é importante essa parceria ser apoiada pelo poder público", afirmou.