30/11/-1 00h00

Embraer vende dez jatos à JAL por US$ 290 milhões

Gazeta Mercantil - 23/02/2007

A Japan Airlines (JAL) informou ontem que irá comprar 10 aviões da Embraer avaliados em US$ 290 milhões a preços de tabela. A companhia quer renovar sua frota para aumentar a competitividade de custo. A Japan Airlines, maior companhia aérea da Ásia mas a sexta em valor de mercado, informou que planeja usar os jatos Embraer 170 em rotas domésticas no ano fiscal que começa em abril de 2008. A companhia aérea tem uma opção para comprar mais cinco aviões da fabricante brasileira. A Japan Airlines, que tem sido atingida por preços altos de combustíveis e opera frota relativamente antiga, tem afirmado que planeja trazer 85 novos aviões, principalmente modelos pequenos, e aposentar 64 aeronaves até 2010/2011 para melhorar sua eficiência de consumo de combustível em 14%. Para atender a todos seus pedidos, a Embraer está ampliando a capacidade de produção de sua fábrica em São José dos Campos (SP) e já contratou 392 pessoas de um total de 3.700 funcionários que pretende empregar até o final deste ano. A empresa informou que a sua carteira de pedidos cresceu 11,3% no quarto trimestre de 2006 sobre o terceiro trimestre, fechando dezembro com US$ 14,8 bilhões.