13/04/17 15h07

Editais selecionam projetos de pesquisa conjuntos entre França e América do Sul

PROTEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou dois novos editais para seleção de projetos conjuntos de pesquisa nos programas Capes/Math-AmSud e Capes/Stic-AmSud, iniciativas da cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O objetivo é fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa, no domínio da matemática (Math) e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (Stic), entre sul-americanos e franceses. O prazo para submissão de propostas é até 15 de maio na página da Secretaria internacional do Stic e até 31 de maio na Capes.

Para os dois editais, os proponentes devem ser brasileiros (nato ou naturalizado) ou estrangeiros com visto permanente no Brasil, detentores do título de doutor há pelo menos quatro anos, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas relacionadas ao projeto. Também precisam ter vínculo empregatício com uma Instituição de Ensino Superior (IES), não podendo estar aposentado ou ser temporário.

Cada projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração máxima de dois anos. A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano. Poderão ser aprovados até cinco projetos de cada edital, que terão início em 2018.

São itens financiáveis no âmbito dos dois programas missões de trabalho e de estudo, levando-se em consideração o limite do valor de missões de trabalho, que é até R$ 60 mil para dois anos de projeto, independente da cotação das moedas estrangeiras no momento de pagamento dos benefícios. O valor das bolsas não será considerado nesse cálculo.