23/06/17 10h49

Economia criativa ganha força na cidade

O 4.º Fórum Caminhos para a Sustentabilidade discutirá o assunto; troca de produtos ou serviços vem ganhando adesão de vários bauruenses

Jc Net

A empreendedora Mariângela Lozano Cruz já trocou decoração por aulas de ioga, artesanato por produtos de beleza e por aí vai. Ela é apenas uma entre tantos bauruenses que "dão gás" à economiza criativa do município. Justamente para discutir o tema, o 4.º Fórum Caminhos para a Sustentabilidade, marcado para o próximo dia 27, discutirá o assunto.

Para a empreendedora, o modo de vida estabelece outras formas de pagamento e, ao mesmo tempo, incentiva a colaboração entre as pessoas. "A moeda passa a ser o talento de cada um", explica.

Assim como Mariângela, a administradora de empresas, consultora de projetos e terapeuta holística Isabel Cristina Benedetti Camoiço troca roupas e cursos. Inclusive, ministrou aulas de ecologia para a empreendedora em troca de uma mesa. "Não deixo de consumir, mas passei a valorizar o trabalho e o tempo do outro", acrescenta.

É exatamente esse o intuito da economia criativa, conforme esclarece a empresária Lilian Lupino, que faz parte da comissão organizadora do 4.º Fórum Caminhos para a Sustentabilidade. "A ideia é praticar o consumo consciente, evitar o desperdício e consequente descarte no meio ambiente", argumenta.

 

Driblando a crise

Ela afirma, ainda, que algumas empresas e pessoas físicas passaram a praticar a economia criativa como forma de driblar a crise econômica do País. Em Bauru, não é diferente. "Há um espaço na cidade, por exemplo, que troca terapias holísticas por alguns serviços, como decoração ou até mesmo aulas de inglês", observa.

Existe, também, diversos grupos formados em redes sociais com esse propósito. E, aos poucos, vem ganhando a adesão dos bauruenses, como a página "Tem Açúcar?", na qual os usuários trocam produtos e serviços via Facebook.

 

Fórum

O 4.º Fórum Caminhos para a Sustentabilidade está marcado para o próximo dia 27, a partir das 19h, no anfiteatro da OAB de Bauru, situada na avenida Nações Unidas, 30-30, na Vila Universitária.

Gratuito, o evento ocorre a cada três meses e costuma abordar temas voltados à sustentabilidade. Desta vez, discutirá a economia criativa.

A comissão do Fórum foi formada em 2016, por amigos de áreas distintas do conhecimento, dotados da mesma consciência ambiental e da grande necessidade de compartilhar informações com a população - partindo da premissa de que quando cada um faz a sua parte, o meio ambiente sofre menos.

O objetivo do grupo é despertar a consciência ambiental, através da disseminação de informações e sugestões de atitudes mais sustentáveis, para a preservação do planeta e da vida.