04/07/17 14h31

'Desfabricar' agora é uma oportunidade de negócios

Jornal Cruzeiro do Sul

Fabricantes de produtos, das mais variadas áreas, ainda estão se adaptando a uma lei que já pode ser considerada antiga: a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desde 2010, a norma tem estimulado a conscientização e cobrado responsabilidade das empresas com relação à destinação final daquilo que produzem. Ao mesmo tempo, essa lei acabou apontando para uma necessidade cada vez mais crescente no Brasil: a de setores que trabalhem com logística reversa e manufatura reversa, ou seja, que façam o papel de "desfabricantes", desmontando os produtos e dando destinação adequada a cada uma das peças. A matéria-prima é muitas vezes reaproveitada, dando origem a um outro material para ser disponibilizado no mercado.

A área é promissora para quem deseja ter um negócio próprio, por atender a uma necessidade das indústrias e também do poder público. Em Sorocaba, poucas empresas atuam nesse segmento. Entre as que fazem manufatura reversa está a Oxil, que trabalha com eletrônicos. Em Votorantim, a manufatura reversa tem transformado bitucas de cigarro em papel, que é usado por crianças estudantes do Sesi nas aulas de arte.

Considerada uma das pioneiras no País na manufatura reversa de eletrônicos, a Oxil -- empresa do grupo Estre Ambiental, situada no bairro Aparecidinha -- recolhe notebooks, celulares, tablets, mouse, teclado e televisores de indústrias e empresas parceiras. Os equipamentos são desmontados e cada parte de seus componentes é separada com o objetivo de reaproveitamento. Placas, cabos, fios, ferro, carcaça de computadores, tudo isso é encaminhado para reúso. Já as baterias de celulares, por serem inflamáveis, passam por um processo químico de transformação.

Corine Angulo, profissional de Planejamento e Operações de Valorização da empresa, informa que os dados são confidenciais e que jamais os funcionários abrem computador ou celular para verificar os conteúdos.

"Destruímos sem acessar os dados, é uma garantia nossa. Realizamos um procedimento muito sigiloso."

Além da manufatura reversa, que é o serviço de desmontar e dar destinação às peças, a Oxil também realiza a operação de logística reversa, que percorre o caminho inverso dos produtos, cuidando principalmente do recolhimento dos materiais produzidos. "Vale lembrar que, hoje, o mercado brasileiro de produtos eletrônicos é considerado o quinto maior do mundo, perdendo apenas para China, EUA, Japão e Rússia", ressalta Corine.

 

Dicas e informações

Com a proposta de incentivar as pessoas a terem empresa nesse segmento, o que seria uma ideia de negócio lucrativo, mas principalmente ajudaria a preservar o meio ambiente, o blogueiro Fúlvio Stelli publicou dicas e informações sobre leis e iniciativas a respeito no endereço https://is.gd/frIH51. Vale a pena conferir