07/04/17 15h09

Delegação sueca deseja expandir cooperação com Brasil a partir do projeto Gripen

Agência CT&I

A delegação de representantes do governo sueco, liderada pelo secretário de Estado de Indústria e Inovação, Niklas Johansson, visitou o Brasil nesta quarta-feira (5). Em reunião com representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), discutiram a expansão das plataformas de cooperação, sobretudo a partir do projeto Gripen, que prevê a fabricação de caças para a Força Aérea Brasileira com transferência de tecnologia.

Johansson ressaltou a importância de expandir a cooperação com base nesta plataforma. "Temos que tentar extrair os melhores resultados do nosso acordo", afirmou.

O secretário sueco também falou sobre a disponibilidade da Suécia de atuar em conjunto com o Brasil no processo de transferência de tecnologia, e que as parcerias serão de longo prazo. “Estamos impressionados com as possibilidades e com o potencial dos estados e empresas de promover inovação e novas tecnologia”, ressaltou Johansson.

"A plataforma deve ter uma base de ciência e tecnologia para se transformar em uma ferramenta de exportação, novas parcerias e produtos inovadores", acrescentou o secretário executivo do MCTIC, Elton Zacarias.

Os secretários também abordaram sobre a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores para aprofundar os estudos com luz síncrotron de quarta geração, uma vez que o Brasil está construindo seu acelerador Sirius em Campinas (SP).