23/07/14 15h36

Datalogic inaugura produção global e estratégia de serviços em São Paulo

Grupo italiano investe US$ 2 milhões em área de 2.200 m² em Jundiaí; Empresa recebe atendimento da Investe São Paulo

Investe SP

A Datalogic, líder global em captura avançada de dados e automação industrial e fabricante de leitores de código de barras, computadores móveis, sensores, sistemas de visão e sistemas de marcação a laser, inaugurou nesta quarta-feira, 23 de julho, sua nova operação de produção local no Brasil, a primeira na América Latina. A Investe São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação apoiou a instalação do empreendimento. O diretor da Agência, Paulo Capelotto, participou da cerimônia de inauguração.

Localizada em Jundiaí, há 60 km da capital paulista a planta foi planejada para a montagem de alguns equipamentos das linhas de captura avançada de dados. A produção das primeiras unidades se iniciou em maio, e foram completamente aprovadas nos testes de qualidade da empresa. A Datalogic Brasil também está estruturada para oferecer assistência técnica e manutenção de equipamentos localmente a seus clientes, além de disponibilizar um centro de demonstrações onde é possível conhecer e testar as mais recentes e inovadoras soluções.

“A Datalogic é uma das únicas empresas a realizar a produção completa deste tipo de tecnologia no Brasil. Nessa planta produziremos uma vasta gama de soluções inovadoras em captura avançada de dados, como leitores de código de barras e computadores móveis - conhecidos neste mercado como coletores de dados – para aplicações nos mercados de varejo, transporte e logística, manufatura e saúde,” afirma Bill Parnell, CEO da Datalogic ADC. “O Brasil é considerado um mercado de crescimento rápido com um grande potencial de negócios. Esta fábrica visa também abastecer toda América Latina com produtos e serviços de forte proposição de valor”, completa.

A Investe São Paulo assessorou a Datalogic na busca por áreas para a instalação da empresa. “Projetos relacionados à tecnologia da informação e comunicação são tratados com prioridade no Estado de São Paulo. A Investe SP acredita que esses produtos agregam valor à cadeia produtiva e promovem a criação de empregos altamente qualificados. A instalação da Datalogic em Jundiaí será fundamental para a economia e para a população dessa região”, afirma o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

O estabelecimento da nova planta no Brasil, conjuntamente com as plantas da Eslováquia e do Vietnam e o centro de operações nos Estados Unidos, oferece à Datalogic a oportunidade de estar perto de seus clientes e lhes proporcionar melhor assistência.

Os equipamentos de captura avançada de dados da Datalogic estão presentes em 19 das 20 maiores redes varejistas do Brasil, sendo reconhecidos entre os mais confiáveis no varejo. A inauguração da nova planta no Brasil é uma grande oportunidade para estar não só perto dos clientes, mas também lhes oferecer assistência técnica com preços competitivos.

Esse investimento é também parte da estratégia da Datalogic e um dos elementos para o sucesso mais importantes destacados pelo CEO do Grupo, Romano Volta, envolve o foco no cliente e o investimento em mercados de crescimento rápido. “Acreditamos que esse investimento irá fortalecer nossa presença comercial na automação de fábricas e nos mercados de transporte e logística atendidos por nossa linha de produtos de automação industrial”, afirma Valentina Volta, CEO da Divisão de Desenvolvimento de Negócios e CEO da Automação Industrial da Datalogic.

A Datalogic decidiu investir no Brasil porque o país é a sexta maior economia do mundo e a maior economia da América Latina. Seu mercado de varejo faz circular cerca de 230 bilhões de dólares. Jundiaí foi escolhida por vários fatores, sendo um dos principais a proximidade do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e do Porto de Santos. Outro fator estratégico importante da escolha pelo Estado de São Paulo foi sua liderança como centro econômico e de tecnologia do país.

A abertura dessa unidade é parte do plano estratégico da Datalogic de continuar sua expansão global.

Atualmente, a Datalogic emprega no Brasil 41 pessoas, somando-se o escritório de vendas e marketing na capital paulista e a fábrica. No futuro esse número deve chegar a 60.

Serão produzidos 20mil a 25 mil de unidades de leitores de mão, 15 mil a 20 mil deleitores fixos e cerca de 12 mil computadores móveis por ano. Mas há a possibilidade de expansão caso haja aumento da demanda. A expectativa é que o faturamento global do grupo cresça de 35 a 40% no Brasil com a nova fábrica.

Sobre o Grupo Datalogic
O Grupo Datalogic é líder global nos mercados de captura avançada de dados e automação industrial. Como fabricante de classe mundial de leitores de código de barras, computadores móveis, sensores, sistemas de visão e sistemas de marcação a laser, a Datalogic oferece soluções inovadoras para uma gama completa de aplicações para os mercados de varejo, transporte e logística, manufatura e saúde.

Com produtos utilizados em mais de um terço dos supermercados e pontos de vendas, aeroportos, serviços postais e de transporte do mundo, a Datalogic ocupa uma posição única para fornecer soluções que podem tornar a vida das pessoas mais fácil e mais eficiente.

A Datalogic S.p.A. está listada no segment STAR da Bolsa de Valores Italiana desde 2001, como DAL.MI e está sediada em Lippo di Calderara di Reno (Bolonha). O Grupo Datalogic emprega atualmente cerca de 2.400 pessoas em todo o mundo, distribuídos em 30 países. Em 2013, o Grupo Datalogic obteve receitas de 450.7 milhões de Euros e investiu mais de 35 milhões de Euros em Pesquisa e Desenvolvimento com um portfólio de mais de 1000 patentes ao redor do mundo.