25/07/14 15h15

Brasil e Portugal ampliam parceria em inovação tecnológica e empreendedorismo

Agência CTI

Brasil e Portugal vão aprofundar a cooperação de projetos conjuntos nas áreas de inovação tecnológica e empreendedorismo. O acordo é válido por cinco anos – renovável automaticamente por igual período – e foi assinado na última quarta-feira (23) entre representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

O documento prevê a realização de missões nos dois países; a sensibilização das diversas redes de parques tecnológicos e incubadoras em prol da internacionalização de empresas brasileiras em Portugal e portuguesas no Brasil; o levantamento conjunto de fontes de financiamento para projetos de inovação e empreendedorismo; e a promoção da transferência de tecnologias nas diversas áreas de interesse comum. Também estão previstos intercâmbios de informações e a organização de eventos bilaterais, além do desenvolvimento de uma plataforma informática de uso aberto e livre para facilitar o relacionamento entre as entidades do Brasil e de Portugal. A implementação das atividades será acompanhada por uma Comissão Conjunta de Colaboração.

“A expectativa é muito alta, porque já temos trabalhos no terreno. Temos que alimentar esse projeto com coisas concretas e com boas ideias”, afirmou a presidente do IPP, Rosário Gambôa.