21/03/17 16h13

Confap e MDIC apoiarão projetos internacionais de PD&I com empresas brasileiras

Protec

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) firmaram recentemente um acordo para apoiar projetos conjuntos entre empresas brasileiras e estrangeiras. O foco da cooperação é a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) criada entre empresas brasileiras e internacionais, sendo que o incentivo será feito principalmente por meio de chamadas internacionais.

Entre as finalidades da parceria estão promover o intercâmbio de informações e a aproximação de centros e projetos de PD&I do Brasil e de outros países; apoiar iniciativas voltadas à atração e alavancagem de investimentos privados em inovação; estimular o desenvolvimento de empresas iniciantes inovadoras; promover a internacionalização das startups e sua integração a cadeias de grandes empresas.

A partir do acordo, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) poderão participar de ações de colaboração internacional em pesquisas promovidas pelo MDIC, que já possui chamadas em cooperação com Israel, Alemanha, França e Reino Unido. Caso haja necessidade de realizar desembolsos para tarefas e eventos vinculados aos objetivos da cooperação, poderá ser firmado instrumento jurídico específico, por meio do qual serão determinados a forma e o valor da participação financeira de cada entidade.

O Confap e o MDIC também se propuseram a compartilhar documentos, bases de dados e outras informações que sejam necessárias para implantar ações conjuntas, participando também de reuniões. O acordo possui vigência de três anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo.