31/07/17 14h52

Competição vai selecionar ideias mais inovadoras

Valor Econômico

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Operadores Turísticos (Braztoa) estão promovendo o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, que identifica startups com ideias e modelos de negócios inovadores. Já aconteceram etapas de classificação no Nordeste, em Recife (PE), em maio, e na região Sul, em Curitiba (PR), no dia 27 de julho. Mais duas seletivas ainda têm inscrições abertas, para empresas de outras regiões do Brasil.

As inscrições para startups do Centro-Oeste e Norte se encerram no dia 1 de agosto e os interessados do Sudeste têm até o dia 14 de agosto para entrar na competição. A ideia é apontar as vencedoras durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, eventos do setor de turismo que acontecem em setembro, em São Paulo. "O principal objetivo da ação é identificar empreendimentos com potencial de expansão e futuro promissor", explica Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae.

Os empreendedores classificados recebem mentorias do Sebrae e de operadoras turísticas. Já os finalistas poderão apresentar as empresas durante os eventos Abav-Braztoa. Cada etapa da competição classifica dois projetos regionais. Para participar, é preciso que a startup esteja em estágio de validação ou de operação e que solucione problemas do segmento, como a necessidade de valorizar os agentes de viagem. "O corte entre as inscritas é alto porque ainda existem poucos empreendimentos nessas condições."

Na etapa Nordeste, que teve seis inscrições, as vencedoras foram a Paytour, de Natal (RN), e a O Que Tem de Bom, baseada em Recife. Em operação a partir deste ano e com sete clientes, a Paytour conta com plataforma on-line que promete ampliar canais de venda e de divulgação de empresas de passeios turísticos. "Queremos melhorar os controles financeiros das companhias e tornar as reservas mais ágeis", diz Ériko Batista, da área de planejamento da Mix Internet, dona da Paytour.

A expectativa é expandir a operação para outras cidades, começando por Estados vizinhos, como o Ceará, Paraíba e Pernambuco. A empresa está incubada no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na O Que Tem de Bom, o carro-chefe é um guia turístico para viajantes e profissionais do setor de viagens e lazer. A empresa começou em 2014, com um aplicativo que reunia opções de hotéis, restaurantes e atrações, em seis idiomas, concentradas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Segundo o sócio-fundador Wagner Rocha, até setembro deve lançar um recurso de "leilão reverso", em que os turistas informam o que pretendem fazer e quanto querem pagar para agências de viagens e prestadores de serviços. "Vamos oferecer a possibilidade de ampliar a captação e potencializar a venda de pacotes."