13/02/07 16h05

Comércio movimenta negócios da Método

Gazeta Mercantil - 13/02/2007

Os planos audaciosos de crescimento de varejistas no País como Wal-Mart, que prevê 28 novas lojas e investimento de US$ 405 milhões, e Lojas Americanas, com meta de inaugurar 40 lojas em expansão neste ano, não estimulam apenas a indústria fornecedora de produtos e itens de loja, mas também estão mexendo com o foco de empresas de outros setores, como construção. Depois de formatar sua administração em unidades de negócios, a Método Engenharia vem reajustando sua segmentação conforme a demanda identificada entre o mercado e as diretorias de área. Tratadas como um só segmento, indústria e comércio ganham agora coordenações distintas, já que a segunda vem suprimindo a primeira. Além disso, assumiu a liderança na receita da companhia, antes comandada pelas obras de hotéis e edifícios corporativos. No portfólio da empresa, estão a sede do Wal-Mart, em Alphaville, uma unidade do Extra e um centro de distribuição do Carrefour. A empresa tem contratos em aberto com o Banco Safra, para quem constrói um hangar no Aeroporto Internacional de São Paulo e tem participado de licitações no mercado de shoppings, como o processo aberto pelo Shopping Iguatemi, também em São Paulo. A dedicação ao ramo não é justificado apenas em seu potencial, mas também nos resultados que gera. No ano passado, a unidade indústria e comércio representou 45% da receita da construtora, destacando-se como principal alavanca no faturamento da empresa.