22/11/16 13h00

Com apoio da Investe SP, Sibelco inaugura nova fábrica de carbonato de cálcio

Resultado de um investimento da ordem de R$ 200 milhões realizado com apoio da Investe SP, a nova planta contribuirá para reforçar a posição da empresa como líder de mercado nesse segmento no país

Investe SP e Sibelco

A Sibelco, empresa belga líder global no setor de multimineração, inaugurou nesta terça-feira, 11 de novembro, uma nova fábrica localizada em Jarinu, no interior paulista. O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação do governo do Estado de São Paulo.

Resultado de um investimento da ordem de R$ 200 milhões, [MDG1] a terceira fábrica da empresa no país ocupa uma área total de 255 mil m², contando com 7,3 mil m² de área construída. Instalada estrategicamente próxima aos grandes fabricantes de tintas e às principais rodovias do país, a nova unidade realizará operações de moagem, secagem e preparação da base mineral líquida (slurry) para a indústria de tintas.

“Em poucos meses, acompanhamos a Sibelco em diversas reuniões com a Elektro, a Sabesp e a prefeitura para conseguimos alinhar interesses e certificar-nos de que a Sibelco possa alcançar seus prazos e objetivos com esta planta. Mas é claro que o trabalho não terminou; vamos continuar trabalhando lado a lado com a equipe da empresa para que continue crescendo e se expandindo”, disse Ermínio Lucci, diretor da Investe SP, durante a cerimônia de abertura.

O evento foi aberto pelo presidente global da empresa, Jean-Luc Deleersnyder, que reforçou a ideia de que a nova planta deve ser hoje a mais importante da empresa no Brasil e apresentou as especificações técnicas da planta. Seu discurso foi complementado pelo diretor da empresa para a América do Sul, Mathieu Verheyen,

“Gostaria de agradecer o apoio de todos: governo do Estado, prefeitura, Sabesp, Elektro e principalmente nossos funcionários”, afirmou Verheyen. O presidente Executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati), Dilson Ferreira, lembrou que os números mostram que o setor de tintas está passando por um crescimento gradual que deve se acentuar em 2017.

Participaram ainda da cerimônia de abertura o prefeito de Jarinu, Vicente Teixeira Filho, e o Embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke.

Segundo a Sibelco, o empreendimento contribuirá para a estratégia da companhia de se posicionar como líder de mercado em carbonatos de cálcio no Brasil e para reduzir as importações dessa matéria prima pelo país. A capacidade de produção anual é de 160 mil toneladas de slurry e de 35 mil toneladas de carbonato de cálcio ultrafino.

Entre os fabricantes brasileiros de tinta que empregam o slurry em seu processo produtivo, 90% já integram a carteira de clientes da Sibelco e, juntos, respondem por aproximadamente 65% do mercado nacional.

“A unidade de Jarinu é uma das mais modernas do Grupo e uma referência mundial em qualidade e sustentabilidade. Com o emprego de equipamentos que são o estado da arte da tecnologia, conferimos mais homogeneidade, eficiência e flexibilidade ao nosso processo produtivo. Essa planta nos possibilitará reforçar a nossa liderança no segmento de carbonatos de cálcio ao aumentar em 50% a nossa capacidade de produção em relação às plantas de Mogi das Cruzes e Salto e ampliar a nossa participação de mercado através de uma produção sob medida para atender a um grupo de clientes que necessita de nossos produtos, mas em quantidades menores em comparação às demandadas pelos grandes players nacionais”, destaca Leonardo Alves, diretor de estratégia da Sibelco América do Sul.

Na avaliação de Edson Teixeira, gerente de marketing da Sibelco América do Sul, apesar da retração vivida nos últimos dois anos pelo mercado de tintas no Brasil, o sexto maior do mundo, a empresa deu andamento ao projeto de investimento da fábrica em Jarinu certa da reversão desse cenário no médio prazo. “As perspectivas para 2017 já são positivas, ainda que não tão expressiva em números. Com a possibilidade de atendimento a novos clientes com a produção sob medida, acredito que deveremos experimentar um crescimento ainda maior”, complementa o executivo.

A fábrica da Silbelco em Jarinu está em sintonia com a tendência mundial do mercado de tintas de busca pelo emprego de produtos cada vez mais amigáveis, sustentáveis e produzidos com matérias primas livres de sílica. Nos próximos meses entrarão em operação mais duas estações planta envolvendo o fornecimento de insumos para as indústrias de plástico e borracha.

[MDG1]Não podemos falar de quantos empregos foram gerados?