18/02/16 15h52

Com apoio da Investe São Paulo, Osvaldo Matos nacionaliza produção e instala fábrica de luminárias em Jundiaí

Empresa portuguesa está presente no Brasil há seis anos construindo sistemas de iluminação para diversos ambientes como estádios, hotéis, fábricas e museus

Investe São Paulo
Download Divulgação

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Portugal, prédio iluminado pela Osvaldo Matos

A Osvaldo Matos (O/M) anunciou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, que está nacionalizando sua produção de luminárias técnicas com uma fábrica em Jundiaí. Será a primeira unidade produtiva da empresa portuguesa no Brasil, e deverá abrigar, até abril de 2017, a produção de todo o portfólio de produtos da marca.

O projeto de investimento recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Muito tem se falado em crise, mas no Estado de São Paulo nós continuamos a receber investidores que sabem das oportunidades que o câmbio e o cenário internacional proporcionam”, disse o presidente da Agência, Juan Quirós.

As luminárias da Osvaldo Matos são técnicas e de alto padrão, compostas principalmente por tecnologia LED. Por meio de projetos personalizados, são instaladas em diversos tipos de ambientes, como hotelaria, hospitais, escritórios, varejo, centros comerciais, igrejas e locais de culto, estádios de futebol e ginásios, residências, etc. A empresa opera no Brasil desde 2009, e percebeu que a produção local seria fundamental para seu crescimento no País.

“Fomos convidados para elaborar projetos no Brasil na primeira década de 2000 e percebemos o grande potencial para nossa empresa. Aproveitamos os primeiros anos para entender as oportunidades do setor, procurar uma rede de fornecedores e conquistar projetos de grande notoriedade pública, aumentando nossa presença no mercado de forma progressiva. Percebemos que trazer a produção seria fundamental para crescermos e atendermos de forma mais eficiente, além de trazer independência cambial”, explica Nuno Matos, presidente da empresa. 

Segundo ele, Jundiaí foi escolhida por localizar-se próxima à sede da empresa, na capital paulista, que é também onde estão seus principais clientes. “Encontramos ali bons acessos rodoviários, uma vasta rede de fornecedores e capital humano qualificado”, disse.
Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões na fábrica, que vai empregar 20 pessoas. 

Sobre a Osvaldo Matos

A Osvaldo Matos, especialista em soluções de iluminação, foi fundada em 1959 na cidade portuguesa de Porto, e chegou ao Brasil em 2009. Está presente hoje em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique, investindo continuamente em inovação, investigação e desenvolvimento em uma perspectiva de sustentabilidade e orientação para o mercado global. A O/M está sempre atenta a tendências e transformações, desenvolvendo produtos de alta qualidade tanto estética quanto técnica.