19/04/17 09h45

Com apenas um clique, mapa interativo disponibiliza dados geoeconômicos dos 645 municípios paulistas

SP em Mapas, no portal da Investe SP, foi atualizado com as informações mais recentes das bases públicas de informações geográficas e econômicas; ferramenta ajuda investidor a encontrar um lugar adequado para seu empreendimento

Investe São Paulo

A Investe São Paulo atualizou nesta semana os dados do São Paulo em Mapas, ferramenta interativa on-line que reúne diversos dados sobre todos os municípios paulistas. O mapa agora tem informações mais recentes que permitem ao usuário comparar e compreender melhor as características socioeconômicas e geográficas de cada região do Estado.

“O São Paulo em mapas sempre teve um alto número de acessos nosso site, e é uma excelente forma do investidor começar a ter uma ideia sobre o Estado antes mesmo de nossa equipe mostrar a ele dados de forma mais personalizada. É o primeiro contato do investidor com os munícipios”, explica Ermínio Lucci, diretor de projetos de investimentos da Investe SP.

Além da comparação entre dados de municípios diferentes, a ferramenta mostra as diversas divisões territoriais do Estado, a infraestrutura disponível (hidrovias, portos, aeroportos, rodovias, etc), oferta de instituições de ensino e de pesquisa e inovação. Também é possível utilizar a ferramenta para se verificar a quantidade de empresas e pessoas empregadas em cada setor de atividade econômica.

“A combinação de dados permite que qualquer pessoa imprima relatórios complexos e diversificados sobre assuntos diferentes. Nenhum outro órgão do Estado conseguiu fazer um trabalho de unificação tão completo até hoje. Os dados disponibilizados servem também como um retrato de cada munícipio -  os governos municipais podem ver em quais pontos devem melhorar para atrair mais investimentos”, explica Sérgio Costa, diretor de Relações Institucionais da Agência.

Localização de áreas

A tarefa de avaliar as características dos municípios paulistas para ajudar empreendedores a descobrirem os locais mais adequados para seus investimentos pode, sim, começar com uma pesquisa no São Paulo em Mapas. Mas na Investe SP esses dados são apenas o ponto de partida para a localização de áreas, um dos principais serviços gratuitos oferecidos pela Agência.

Quando uma empresa entra para a carteira de clientes da Investe São Paulo, o primeiro passo da equipe da agência é entender o projeto da forma mais aprofundada possível. O time de analistas, gerentes e especialistas analisa aspectos que vão desde as necessidades de recursos naturais, de infraestrutura logística e urbana, até a localização de clientes, concorrentes e parceiros.

A partir disso, é elaborada uma grande lista de municípios que correspondem às necessidades do investidor. Essa lista contem informações ainda mais específicas que as apresentadas no São Paulo em Mapas, e é feita de maneira personalizada para cada projeto.

À medida que os trabalhos avançam a lista é afunilada, resultando em uma relação de cidades e propriedades passíveis de serem utilizados para a implementação do projeto de investimento. Seguem as fases das visitas e avaliações preliminares de terrenos, encontros com gestores municipais, discussões sobre incentivos, entre outras atividades.

Escolhido o local no qual será instalada a empresa, a Investe SP coloca o investidor em contato com as concessionárias de serviços públicos para prover a infraestrutura necessária para o negócio. Também orienta no processo de licenciamento ambiental para que processo junto aos órgãos envolvidos ocorra com a maior agilidade possível.

O atendimento segue até mesmo após a inauguração da planta industrial, já que a Agência de promoção de investimentos torna-se o parceiro da empresa que irá sempre ajudá-la na interlocução com entidades governamentais, principalmente dentro do Estado.