01/04/14 16h17

Com 76,3 metros, avião mais comprido do mundo inicia rota entre SP e Frankfurt

Folha de S. Paulo

Começou a operar na rota entre Frankfurt (Alemanha) e São Paulo o avião comercial mais longo do mundo. O superjumbo Boeing-747-8 da Lufthansa pousou anteontem no aeroporto de Guarulhos. A aeronave fará apenas a rota entre as duas cidades.

O plano era ter iniciado em outubro no Brasil a operação da aeronave, que mede 76,3 metros de comprimento, mas houve problemas na homologação para o aeroporto.

A presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak, disse que as negociações com as autoridades brasileiras, iniciadas em dezembro de 2008, "não foram fáceis".

Em razão do porte do avião, era necessário fazer adaptações no aeroporto, em itens como sinalização e estacionamento. A Infraero, estatal que era responsável pelo terminal, dizia não ter recursos para as mudanças.

Com a concessão do terminal para a iniciativa privada, foram feitas as adaptações e requerida a autorização à Anac. O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), também está certificado para ser destino do 747-8. O do Galeão, no Rio, pode ser usado para pousos não planejados.

O avião tem capacidade para 386 passageiros, sendo 8 na primeira classe, 80 na executiva e 298 na econômica. Trata-se de um aumento de 10% em relação ao 747/400.