27/03/17 16h19

Colômbia assina protocolo de cooperação com a Investe São Paulo

Negociações para assinatura do acordo se iniciaram em meados do ano passado

Investe São Paulo
Download Leonardo Mastelini/ISP

O diretor da Oficina Comercial ProColombia, Alejandro Peláez (à esq.), representou o país vizinho na reunião

Um representante comercial da Colômbia visitou a sede da Investe São Paulo nesta sexta-feira, 24 de março, para discutir potenciais cooperações econômicas com o Estado. Alejandro Peláez reuniu-se com o diretor da Agência, Sérgio Costa, e assinou um protocolo de intenções econômicas e comerciais que visam estreitar a relação entre São Paulo e o país vizinho, responsável pelo 4º maior PIB da América Latina.

Segundo Peláez, que dirige a Oficina Comercial ProColombia, as maiores empresas de sua nacionalidade estão no Brasil, e expandi-las faz parte de seus planos. “Podemos convidar os empreendimentos que estão em São Paulo a contar com o apoio da Investe”, sugeriu. Só no ano passado, a Agência prospectou 98 projetos de investimentos, 31% a mais que em 2015. Neste ano, o objetivo é fazer com que mais empresas colombianas colaborem com o processo de desenvolvimento do Estado.

Além de atuar como porta de entrada de empreendimentos que pretendem se expandir em solo paulista, a Investe SP fornece informações estratégicas para investidores melhorarem seus negócios. Sérgio garantiu que a Agência está à disposição da Colômbia. “As empresas têm dificuldades e nós temos disponibilidade para resolvê-las”, explicou. “Fazemos tudo com sigilo, segurança, e o melhor: gratuitamente”.

A internacionalização de empresas paulistas também foi tema da reunião. A uma semana do Poupatempo do Exportador, evento da Investe SP que apoiará empresas de Guarulhos e região a exportar, Peláez afirmou que a Colômbia sempre estará aberta para produtos paulistas. Na ocasião, destacou a zona franca colombiana de saúde e a abertura de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Bogotá, disponíveis para a expansão de iniciativas de São Paulo.

A TecMobile, startup responsável por alugar equipamentos tecnológicos, foi uma das pequenas empresas paulistas que começaram a exportar a partir do apoio da Investe SP. Com base já instalada na Colômbia, o empreendimento é um exemplo de que iniciativas de cooperação econômica podem ser eficazes e que a relação São Paulo-Colômbia é otimista. “Nosso papel será fazer com que empresas do Estado cheguem até vocês”, concluiu Sérgio.