20/09/17 14h13

CNPq abre chamada para propostas de financiamento a projetos de CT&I

PROTEC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizou em seu portal o Chamamento Público/CNPq nº 001/2017. O objetivo é receber propostas de pessoas jurídicas de direito privado que têm interesse em aportar recursos voltados ao financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), e que visem a construção de parceiras. As propostas devem ser apresentadas ao CNPq até 30 de junho de 2018.

Os interessados podem apresentar propostas nas seguintes linhas de interesse: apoio ao desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação; capacitação de recursos humanos em pesquisa e inovação, no país e/ou no exterior; apoio a ações de divulgação científica, tecnológica e de inovação; e intercâmbio entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) e empresas/indústrias.

O CNPq oferece três possibilidades de construção da parceria para aporte de recursos das interessadas: aporte adicional de recursos em propostas ou projetos julgados com mérito pelo CNPq; abertura de chamadas públicas conjuntas para a prospecção de projetos em temas que sejam relevantes para as partes; e projetos específicos visando à criação de novos produtos, serviços ou processos ou que compreendam a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em efetiva melhoria de qualidade ou desempenho, mediante a associação de ICT e a interessada.

A proposta passará por três fases: cadastramento, seleção e habilitação. O cadastramento pode ser feito por meio de formulário simplificado, disponível no portal do CNPq. Na seleção os critérios são a ordem de cadastramento; o valor a ser aportado; área de conhecimento; público alvo; potencial de impacto social, econômico ou de inovação; impacto esperado na cadeia produtiva do setor em que a interessada atua; tema considerado estratégico, segundo a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (Encti) 2016-2022.

Apenas após essas duas primeiras etapas, ocorre a fase de habilitação. Nessa fase, o proponente deve apresentar a documentação completa, no intuito de ser firmado o Acordo de Parceria, a partir do qual é possível dar suporte técnico e financeiro às ações propostas.