09/10/17 14h13

CBA fornece alumínio para painéis de energia solar

Cruzeiro do Sul

O crescente mercado de energia solar fotovoltaica criou uma cadeia de produção de componentes e equipamentos em Sorocaba e região. Para atender a demanda, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) inaugurou este ano o Centro de Soluções e Serviços (CSS) em sua fábrica no município de Alumínio, de onde saem os frames (molduras) para painéis fotovoltaicos que abastecem a Canadian Solar, em Sorocaba.

A capacidade inicial de produção é de 2,2 milhões de kits para painéis por ano, podendo ser rapidamente ampliada de forma modular em área já disponível na fábrica, o que posiciona a CBA como empresa pioneira e líder na América do Sul neste tipo de solução para o mercado de energia fotovoltaica, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Atualmente, os kits são fornecidos para a Canadian, que se instalou em Sorocaba em dezembro do ano passado e produz painéis fotovoltaicos. ""Somos pioneiros no Brasil na fabricação dos frames prontos que, até então, precisavam ser importados. Outro diferencial é que nosso processo é todo feito internamente, incluindo anodização, jateamento e usinagem seriada, garantindo o atendimento às especificações, controle sobre o processo e flexibilidade ao atendimento aos clientes"", diz Fernando Varella, diretor do Negócio Transformado da CBA.

Além da fabricação de painéis, a Canadian Solar deve investir ou intermediar investimentos de cerca de R$ 2,3 bilhões no Brasil, para implantação de projetos de cerca de 400 megawatts-pico (MWp) em energia solar.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que a geração de energia solar fotovoltaica no Brasil deve crescer este ano dez vezes em relação a 2016. Até dezembro, a previsão é de que o País chegará à marca de 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada, o que coloca o Brasil no grupo dos 30 principais geradores da fonte no mundo.

Outras empresas instaladas em Sorocaba que produzem componentes e sistemas para captação de energia solar são a ABB e a Prysmian (cabos).

A CPFL Renováveis é responsável por um dos primeiros parques solares do Brasil, de Tanquinho, instalado em Campinas, cuja produção equivale ao abastecimento de aproximadamente 600 residências.