09/04/14 15h25

Cerimônia foi realizada na Câmara dos Vereadores da cidade

Jornal de Piracicaba
Divulgação
O gerente geral de relações institucionais da Investe SP, Wilson Soares, participou da cerimônia

Em sessão solene que lotou o salão nobre da Câmara de Vereadores, a empresa Caterpillar do Brasil recebeu terça-feira (08/04) homenagem pelos seus 60 anos de instalação no Brasil.

A cerimônia contou com a presença, além de representantes da multinacional, de autoridades dos mais diversos segmentos da cidade.

A iniciativa foi do vereador José Luiz Ribeiro (SDD). A Caterpillar iniciou suas atividades industriais em 1954, com uma pequena produção de peças, no bairro da Lapa, em São Paulo.

A primeira fábrica foi construída em 1960 também na capital paulista e a segunda, inaugurada em 1976, em Piracicaba, onde concentra as operações no Estado.

Para o vereador Zé Luiz, o respeito com o trabalhador e a responsabilidade social da empresa fizeram com que o Legislativo aprovasse por unanimidade a proposta da homenagem. “Significa geração de emprego, renda, impostos, desenvolvimento social e econômico. São 60 anos de Brasil e neste período, a empresa ajudou muito o setor de mineração, estradas, hidrelétricas”, disse.

Ainda de acordo com o vereador, a homenagem deverá ocorrer em outras esferas do Legislativo. “Os deputados (estadual) Roberto Morais (PPS) e Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB - federal) já se manifestaram. Será um ano todo de homenagens”.

Luiz Carlos Calil, presidente da empresa há seis anos e que deixa o cargo no próximo mês de junho, disse que é um orgulho participar deste momento. “Vivi 45 anos dessa história e é uma honra”, disse.

Calil acrescentou que Piracicaba conta com a maior fábrica da CAT no mundo em termos de variedades de produtos e número de funcionários, além de possuir um ambiente referência para se trabalhar. “É onde as pessoas desejam trabalhar. Temos afeição pela cidade e por isso fazemos questão de participar de causas sociais”, afirmou.

Para o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), a CAT beneficia milhares de famílias também indiretamente. “A renda gerada é aplicada no comércio e serviço. Outro lado importante é o da formação do trabalhador, já que ela criou ambiente para cursos para mão de obra”, disse.

O diretor do Fórum, o juiz Wander Rossette Junior, considera a empresa “fundamental” para a cidade. “Nós do judiciário só temos de aplaudir, já que praticamente não há processos envolvendo a Caterpillar”, afirmou.

Segundo o presidente da Câmara João Manoel dos Santos (PTB), a empresa “mudou a vida dos piracicabanos”. “E a Câmara teve papel importantíssimo porque aprovou o projeto para instalação. É importante estreitar o relacionamento entre os poderes e o empresariado”, afirmou.

Nos últimos sete anos foi reconhecida, pela pesquisa do instituto norte-americano Great Place to Work, entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Hoje, a marca CAT está presente em mais de 200 países. A Caterpillar Piracicaba conta com 4.800 trabalhadores e na unidade de Campo Largo (PR) são mais 900 funcionários.

Veja mais

Investe São Paulo apoia investimentos de R$ 20 milhões da Caterpillar em nova fábrica

Piracicaba vai abrigar a primeira produção de remanufatura da Caterpillar na América do Sul

Por quê São Paulo é o melhor Estado para investimentos no setor de Máquinas e equipamentos