14/11/06 15h59

Capital já tem novo sistema de monitoramento de ônibus

Gazeta Mercantil - 14/11/2006

O transporte coletivo na cidade de São Paulo ganha mais um aliado no caminho da eficiência com o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). O sistema disponibilizará a cada 60 segundos, em telas de computador, informações sobre a localização dos veículos. Um dos benefícios do sistema: permitir que as empresas de ônibus, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans adotem medidas urgentes quando da ocorrência de situações como acidente, falha mecânica ou assalto. O sistema vem sendo implantando pela SPTrans em parceria com operadores de serviços e empresas de tecnologia. Painéis luminosos já foram instalados em alguns terminais e corredores de ônibus com transmissão de mensagens sobre os horários de chegada dos veículos e eventuais atrasos em razão de congestionamentos. No corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro existem 62 painéis eletrônicos. A região foi escolhida para a implantação inicial do sistema porque tem 950 mil usuários. As viações Gato Preto e Santa Brígida, além das permissionárias Transcooper e Fênix, já estão equipadas com o sistema. Ônibus que circulam por bairros da zona norte, como Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia (total de 1.531), já trazem computadores de bordo. O treinamento de motoristas e cobradores para cuidar da operação terá início ainda neste mês. A expectativa da Secretaria Municipal dos Transportes é que até maio do ano que vem toda a frota de 15 mil coletivos urbanos da capital, com inclusão dos microônibus, conte com o novo serviço, constituído por computador, terminal de dados, antenas, dispositivo de áudio e sistema de radiocomunicação. Cada computador de bordo custa US$ 1,4 mil, valor desembolsado pelas concessionárias (empresas de ônibus) e pelos permissionários (cooperativas de microônibus).