13/11/17 13h52

Caoa Chery anuncia investimento de até US$2 bi no Brasil

Valor se refere aos próximos cinco anos

Automotive Business

A Caoa e a fabricante chinesa de veículos Chery anunciaram neste sábado o lançamento da Caoa Chery, que chamaram de montadora 100 por cento nacional, que fará um investimento de até dois bilhões de dólares nos próximos cinco anos.

Segundo as companhias, a parceria usará o Brasil como base de exportação para toda a América Latina, a partir das unidades do grupo em Anápolis (GO), e Jacareí (SP), onde ficava a antiga fábrica da Chery.

Criada há 10 anos, a unidade da Caoa de fabrica carros, caminhões e caminhonetas.

O anúncio marca outro capítulo da retomada de investimentos do setor automotivo no Brasil, que mostra os primeiros sinais de recuperação após sucessivos anos de forte queda. A expectativa da associação de montadoras Anfavea é de alta de 7,4 por cento nas vendas de automóveis e comerciais leves.

Em setembro, a marca sul-coreana de veículos Ssangyong havia anunciado que voltaria a vender no Brasil em 2018, em parceria com a brasileira Venko Motors.

Os movimentos acontecem às vésperas do fim do regime automotivo Inovar Auto, sancionado pelo governo federal em 2012, que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos importados em 30 pontos percentuais.