05/07/17 14h30

Câmara Espanhola abre as inscrições para o 5º Prêmio de Sustentabilidade

Nesta edição haverá uma categoria dedicada às Pequenas e Médias Empresas, PMEs. Inscrições vão até o dia 15 de agosto

Câmara Espanhola

Com o objetivo de promover a cultura sustentável no país, a Câmara Espanhola de Comércio no Brasil abre as inscrições para o 5º Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade. Independente de qual seja o porte e padrão de atuação da companhia, a iniciativa tem como mérito de identificar e disseminar as boas práticas sustentáveis pelas empresas que atuam no Brasil, e que muitas vezes são desconhecidas do público. 

"O Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade reconhece as práticas empresariais que gerem benefícios cada vez mais tangíveis ao negócio a partir da integração das questões ASG e da identificação de oportunidades de geração de negócios. Na última edição foram inscritos excelentesprojetos que compartilhados nohotsite da Câmara e em nossa tradicional Memória de Sustentabilidade”, afirma Carolina Carvalho, diretora executiva da Câmara Espanhola.

Neste ano, pela primeira vez, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), mesmo não associadas aà Câmara também poderão ser inscrever no prêmio. As inscrições vão até o dia 15 de agosto e se estendem a todos aos associados da Câmara Espanhola. O júri de peso composto pelas entidades Endeavor, Instituto Ethos e Pacto GlobalCEBDS, Endeavor e Pacto Global avaliarão todos os projetos inscritos. Os grandes vencedores serão conhecidos noem dia 26 de setembro de 2017, em grande evento realizado pela Câmara, com a presença de autoridades espanholas, empresários e líderes da área de sustentabilidade.em que toda a renda será revertida para as entidades sociais ABA, Semeando Saúde, Sociedade Beneficente Rosália de Castro, apoiadas pela Câmara Espanhola

 

Edição 2016

A edição 2016 do Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade superou as expectativas. Dos 20 projetos, 50% se inscreveram na categoria Sustentabilidade Aplicada ao Negócios, 40% em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e 10% na categoria PMEs.

Contemplando mais de 315 mil pessoas em 730 municípios em todo o Brasil, os 20 projetos participantes desta edição atingiram a marca de R$ 213 milhões investidos, ao todo. Desenvolvidos em diferentes áreas como educação, proteção ambiental, promoção de energias renováveis, erradicação da pobreza, empoderamento, microcrédito, saúde, inovação, reutilização de resíduos, redução da pegada de carbono, entre outros

Clique aqui e saiba como se inscrever no 5º Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade.

Câmara Espanhola de Comércio do Brasil, realizou, nesta quinta e sexta-feira, em São Paulo, seu primeiro seminário dedicado à discussão de temas de importação e exportação com foco na América Latina, sob o ponto de vista de organizações internacionais e empresas que, atualmente, investem na região. Para abrir com um panorama macroeconômico, participaram o diretor comercial da Cesce Brasil, Rafael Garcia, , - patrocinadora do evento -, o administrador do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Pfisterer, gerente geral de Gecex São Paulo, do Banco do Brasil,  Alexandre Velho, executive director de Trade, Export and Comodity Finance do Santander,  José Clemenceau, conselheira econômica e comercial chefe no Escritório Econômico e Comercial da Espanha em São Paulo, Ana Fornells, dentre outros especialistas sobre o tema, a proposta do evento é apresentar o cenário político econômico do país, além de mostrar oportunidades os desafios de exportação e importação entre Brasil e Espanha.  

“Além de promover o desenvolvimento das relações econômicas entre Brasil e Espanha e estimular as boas práticas no país, a proposta do evento é debater o cenário atual de importações e exportações, apresentando aos associados e futuros investidores alguns caminhos e tendências. Além disso, por meio do painel, foi possível discutir e mostrar os desafios do setor”, afirmou Carolina Carvalho, diretora executiva da Câmara Espanhola.

Um dos destaques do primeiro dia de evento foi cenário de exportação. O número de empresas que procuram apoio de bancos ao vender para outros países tem crescido. Segundo especialistas, há maior participação de companhias de pequeno porte.  Para estima-se  Guilherme Pfisterer, administrador do BNDES, estima-se um avanço das operações de financiamento no segundo semestre. "Aos poucos, está começando uma retomada. Já temos sinais de um fortalecimento", afirma.

De acordo Alexandre Silva Velho, gerente-geral da Gecex do Banco do Brasil em São Paulo, firmas de menor porte têm entrado no comércio exterior. "Significa que as micro, pequenas e médias empresas estão começando a se inserir, a exportar. E os preços [das operações dessas companhias] são menores", afirma o executivo que destaca também que os setores têxtil, de calçados e de máquinas são os que mais buscam o apoio do banco atualmente. Esses ramos teriam proporcionado o aumento na quantidade de companhias que recebe financiamento para exportar.

José Clemenceau, diretor executivo de exportações do Santander, partilha da mesma visão. Com aumento das empresas que buscam o apoio do banco e diminuição das quantias financiadas, houve um leve crescimento das exportações. "Isso acontece porque o volume financeiro exportado caiu, já que os preços internacionais dos produtos estão menores”, acrescenta

No segundo dia, com a participação do ICEX, Cesce, Custom  Wind Logistics, e Mapa, o destaque ficou por conta da ANVISA. Além de esclarecer dúvidas do público presente sobrea dinâmica da instituição e todo o seu processo, de acordo com a Agência de Vigilância Sanitária, o órgão tem trabalhado para minimizar os prazos de aprovação das demandas na área de saúde. 

Para saber mais informações sobre as próximas ações acesse o site www.camaraespanhola.org.br

 

SOBRE A CÂMARA ESPANHOLA

A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil é uma associação empresarial que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas entre Espanha e Brasil e conta com associados dos mais diversos setores, porte e nacionalidades. Além do intercâmbio comercial entre os dois países, sua missão é promover um ambiente de negócios ativo, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas através dos eventos e comitês setoriais de trabalho, apoio a missões empresariais, busca de importadores e parceiros comerciais e apoio ao posicionamento da marca das empresas associadas no mercado brasileiro.