21/10/14 13h55

Câmara avalia incentivos a empresas

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas

A Câmara Municipal vota hoje um pacote de incentivos fiscais para atrair empresas de base tecnológica para Campinas. Os projetos de lei permitem a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) dos atuais 5% para 2% e dão isenção de IPTU para empresas de base tecnológica de várias áreas, incluindo as startups, que são negócios nascentes e que possuem projetos inovadores. Empresas já consolidadas também terão direito aos incentivos, inclusive as 1,2 mil já instaladas na cidade.

De acordo com o projeto, as empresas startups receberão incentivos fiscais tais como isenção total sobre o IPTU em imóveis de até 120 metros quadrados e redução para 2% da alíquota ISSQN pelo período de três anos. Empresas que realizam serviços de e-mail; comunicação pessoal, redes sociais, divulgação publicitária na internet, criação de aplicativos, entre outras, poderão solicitar os incentivos.

Outro projeto vai conceder incentivos fiscais relativos ao ISSQN e IPTU às empresas que se instalarem na cidade no regime Simples Nacional. O objetivo da proposta é atrair novas unidades produtivas ou de negócios. O prefeito Jonas Donizette (PSB) quer atrair para Campinas empresas que atuam no desenvolvimento tecnológico da área de defesa e aviação, para poder aproveitar a capacidade de atração de investimentos desses setores pela presença do Aeroporto Internacional de Viracopos. Os incentivos valerão para centros de treinamento de aviação civil, fabricantes de aeronaves, partes e peças, materiais de reposição, manutenção ou reparo de aeronave e instrumentos de tecnologia aeroespacial.